Atiradores do TG de Itamaraju participaram nesse sábado (14) de um treinamento de tiros. A atividade fez ações técnicas em parceria com militares do exército brasileiro.
Cerca de 40 soldados passaram por uma instrução de tiro básica, com treinamento e informações iniciadas pelo Subtenente Batalha do Tiro de Guerra 06-025. Mas apoiado por 7 militares do 19º Batalhão de Caçadores da capital e 3 do 18ª CSM do município de Ilhéus.
Cada soldado efetuava 16 disparos utilizando o Mq M968 MosqueFAL, de calibre 762, padrão nos diversos tiros de guerra do Brasil.
Quatro posicionamentos foram utilizados por cada atirador, podendo partilhar também de 4 modalidades como muito bom, regular, bom e insuficiente. Analisados de formar pericial pelo distanciamento dos disparos referente ao alvo.
Dicas como respiração, postura e paciência durante a execução da atividade foram transmitidos aos soldados que passavam pela instrução.
A segurança dos soldados é feita pelos companheiros de grupo. Que também receberam as técnicas de combate.
Segundo o subtenente Batalha, essa é uma forma de troca e aperfeiçoamento das tropas. “Normalmente temos essas atividades em conjunto com outras instituições militares para passam algumas técnicas e a forma de utilização dos equipamentos”, disse.
O apoio médico foi realizado por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que permaneceram no local durante o treinamento, para apoiar em casos de acidentes.