InícioEditorialPolítica NacionalJair Renan Bolsonaro é alvo de operação da Polícia Civil do DF

Jair Renan Bolsonaro é alvo de operação da Polícia Civil do DF

Um dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Jair Renan Bolsonaro, é um dos alvos da ‘Operação Nexum’ da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) na manhã desta quinta-feira, 24. O grupo é suspeito de estelionato, falsificação de documentos, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva, no Distrito Federal e em Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina. Um dos presos é Maciel Carvalho, instrutor de tiro de Jair Renan e apontado pela polícia como mentor do esquema. Ele já havia sido alvo de duas outras operações neste ano – ‘Succedere’ e ‘Falso Coach’ –, relacionadas a crimes tributários, emissão ilícita de notas fiscais e uso de documentos falsos para registro e comércio de armas, além da promoção de cursos e treinamentos de tiro por meio de uma empresa em nome de um “laranja”. Em uma das ações, chegou a ser preso em flagrante por porte irregular de arma de fogo.

Em conversa com o repórter Bruno Pinheiro, o advogado Samuel Magalhães, que faz a defesa de Maciel, disse não ter ciência das acusações e afirmou que vai se manifestar após ter acesso ao inquérito policial. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) disse à reportagem da Jovem Pan News que o irmão mais novo “está tranquilo” e atribuiu a operação a “perseguição política” contra a família. “Parece mesmo ser mais um capítulo de perseguição, pois o alvo da operação policial sequer era Renan. Certamente se ele não tivesse o sobrenome Bolsonaro nada disso estaria acontecendo. Não há muita informações e sequer se sabe o nexo que liga Renan ao alvo da operação”, afirmou Eduardo.

Agentes fizeram buscas em dois endereços de Jair Renan, um apartamento em Balneário Camboriú e outro em área nobre de Brasília. Materiais apreendidos nas operações anteriores revelaram o suposto esquema de fraudes e mais envolvidos, informou a polícia. “A investigação apontou para a existência de uma associação criminosa cuja estratégia para obter indevida vantagem econômica passa pela inserção de um terceiro, ‘testa de ferro’ ou ‘laranja’, para se ocultar o verdadeiro proprietário das empresas de fachada ou empresas ‘fantasmas’, utilizadas pelo alvo principal e seus comparsas. De acordo com os elementos de prova, o principal investigado e um de seus comparsas fizeram nascer a falsa pessoa de Antonio Amancio Alves Mandarrari, cuja identidade falsa foi usada para abertura de conta bancária e para figurar como proprietário de pessoas jurídicas na condição de laranja”, relatou a Polícia Civil do DF.

Em vídeo enviado pela PCDF, o delegado Leonardo de Castro Cardoso, diretor do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado da corporação, afirma que os cinco mandados de busca e apreensão foram devidamente cumpridos nesta manhã. No entanto, Cardoso informa que o segundo mandado de prisão corresponde a um indivíduo foragido da polícia e que também responde por um homicídio na cidade de Planaltina. O delegado também confirma que celulares e demais equipamentos eletrônicos de Maciel e de outros envolvidos no esquema foram apreendidos: “Esses telefones serão levados à perícia para extração de dados, o que provavelmente contribuirá para a investigação. Essa investigação vem sendo levada a 7 meses pela Polícia Civil”.

Operação Nexum da PCDF

Agentes cumprem mandados da Operação Nexum da PCDF

* Com informações do repórter Bruno Pinheiro.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Mais para você