InícioEditorialPolítica NacionalJair Renan é indiciado por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

Jair Renan é indiciado por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

Após investigação, caso foi encaminhado ao Poder Judiciário; MPDFT decidirá se oferece denúncia contra filho do ex-presidente

A Operação Nexum foi conduzida pelo Decor (Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado) da Polícia Civil do DF Sérgio Lima/Poder360 09.12.2021

PODER360 15.fev.2024 (quinta-feira) – 23h07

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Jair Renan, e seu instrutor de tiro, Maciel Alves, foram formalmente acusados pelos crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem de dinheiro em investigação da PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal).

O relatório final da investigação foi encaminhado ao Poder Judiciário em 8 de fevereiro, informou a corporação. Agora, cabe ao MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) analisar o caso e decidir se oferece denúncia contra ambos para que se instaure um processo penal na Justiça.

A organização confirmou, nesta 5ª feira (15.fev.2024), a conclusão do inquérito vinculado à Operação Nexum, deflagrada em agosto do ano passado, para investigar um possível esquema de fraudes, estelionato, falsificação de documentos, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. Na época, Jair Renan foi alvo de operação.

Ainda no ano passado, foi realizada uma operação de busca e apreensão contra os acusados. O inquérito apontava, segundo os investigadores, “para a existência de uma associação criminosa cuja estratégia para obter indevida vantagem econômica passa pela inserção de um terceiro, ‘testa de ferro’ ou ‘laranja’, para se ocultar o verdadeiro proprietário das empresas de fachada ou empresas ‘fantasmas’, utilizadas pelo alvo principal e seus comparsas”.

A Operação Nexum foi conduzida pelo Decor (Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado) da Polícia Civil do DF.

A reportagem da Agência Brasil entrou em contato com o advogado Admar Gonzaga, responsável pela defesa de Jair Renan, que disse não ter nada a declarar sobre o caso, no momento. Já defesa de Maciel Alves não foi localizada até a publicação do texto.

Com informações da Agência Brasil.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Tarcísio volta a negar que vai migrar ao PL de Bolsonaro

Governador já havia dito que não pretende sair do Republicanos; Valdemar Costa Neto afirma...

Artista Osvaldo Orias lança a exposição Cintilâncias no Museu Nacional

A Galeria 3 do Museu Nacional da República sediou a abertura da exposição Cintilâncias...

Oito cidades de Santa Catarina decretam estado de emergência após chuvas avançarem no Estado

As fortes chuvas que começaram neste fim de semana afetaram a população de 24...

Moraes suspende normas de MG e GO que proibiam o uso e o ensino da linguagem neutra nas escolas

Nesta segunda-feira (20), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez...

Mais para você