InícioNotíciasPolíticaKamala ganha no voto popular, mas perde eleição, prevê guru dos dados

Kamala ganha no voto popular, mas perde eleição, prevê guru dos dados

Conhecido como o “guru das pesquisas e dos dados”, Nate Silver aponta possível vitória de Kamala Harris (Democrata) no voto popular, mas destaca que Donald Trump (Republicano) deve vencer a corrida presidencial nos Estados Unidos. A análise de Silver foi divulgada no Substack, em uma newsletter produzida por Nate.

O cenário descrito pelo especialista se assemelha com o resultado do pleito de 2016, quando Hillary Clinton recebeu 3 milhões de votos a mais do que Trump, mas acabou perdendo a eleição.

“Repetição da divisão entre voto popular e Colégio Eleitoral que custou aos democratas as eleições de 2000 e 2016”, pontuou Silver. Ainda assim, para ele, Kamala tem uma posição mais favorável do que o presidente Joe Biden tinha quando era candidato à reeleição.

“Quando lançamos o modelo presidencial em 26 de junho — na vida passada, quando Joe Biden era o candidato democrata — a manchete no post que apresentou o modelo era de que a eleição não era um empate. Em vez disso, Biden estava persistentemente atrás nos estados que tinham mais probabilidade de decidir o Colégio Eleitoral, o suficiente para que ele fosse um azarão de 2:1 na eleição, apesar das incertezas na corrida. Sua situação não era irrecuperável, ou pelo menos não era até o debate. Mas você preferiria ter a mão de Donald Trump para jogar todos os dias da semana e duas vezes aos domingos”, escreveu Silver.

Biden anunciou, em 21 de julho, a desistência de concorrer à reeleição e o apoio à vice-presidente Kamala Harris. O comunicado foi divulgado por ele por meio das redes sociais.

“Agora que a eleição está no modo Kamala, no entanto, não está nada claro em qual posição você prefere estar, e eu não o culparia se você quisesse apostar em Harris ou em Trump”, acrescentou o guru.

Apesar da possível vitória do voto popular de Kamala Harris, Silver ressalta que a eleição ainda não está ganha. “Os democratas não devem se esbaldar muito com isso. Há uma coisa que acho que podemos dizer com alguma confiança: os democratas têm sorte de estarem tendo uma segunda chance nesta eleição com Harris em vez de Biden”, destacou.

Diferentemente do que ocorre no Brasil, nos Estados Unidos, o novo presidente é escolhido por meio do número de delegados conquistados. No total, há 538 delegados. Para vencer a eleição, é preciso pelo menos 270.

A população, no caso, vota nos candidatos e, de acordo com o número de votos conquistado em cada estado, os postulantes à Casa Branca recebem os votos de delegados ligados de cada região.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Esmeralda Bahia: Justiça dos EUA determina repatriação da maior pedra preciosa do mundo

A Justiça dos Estados Unidos acatou, nesta quinta-feira (21), o pedido de repatriação da...

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Mais para você