InícioLazer, vida e culturaSaúdeKamala Harris vai presidir cerimônia de certificação da vitória de Trump em...

Kamala Harris vai presidir cerimônia de certificação da vitória de Trump em janeiro

A vice-presidente Kamala Harris, que foi derrotada nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, terá a responsabilidade de presidir a cerimônia de certificação da vitória de Donald Trump no dia 6 de janeiro. Essa função é determinada pela Constituição americana, que atribui ao vice-presidente do país, que também é o  presidente do Senado, o papel de anunciar o resultado da eleição e certificar a vitória do presidente

Nesta quarta-feira (6), Kamala parabenizou Trump pela vitória pelo telefone e depois reconheceu sua derrota em um discurso na Universidade Howard e pediu que seus apoiadores aceitassem o resultado das urnas. Essa atitude é um contraste marcante com a postura de Trump em 2020, quando ele se negou a reconhecer a vitória de Joe Biden, alegando, sem evidências, que houve fraude nas eleições.

Sua resistência em aceitar a derrota culminou na invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021, episódio que resultou em cinco mortes e deixou centenas de feridos. O comitê do Congresso que analisou a invasão concluiu que Trump pressionou seu vice, Mike Pence, a contestar a vitória de Biden, mesmo ciente de que Pence não tinha a autoridade para isso. Essa pressão é um dos pontos centrais das investigações em curso.

Próximos passos As datas importantes que antecedem a posse de Trump como presidente dos Estados Unidos incluem: 11 de dezembro, quando todos os Estados devem certificar os resultados eleitorais; 17 de dezembro, data em que os delegados de cada eEstado se reúnem para oficializar seus votos; e 6 de janeiro, quando o Congresso validará o resultado da eleição. A posse de Trump está marcada para 20 de janeiro.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Publicado por Carol Santos

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Harry Kane critica jogadores que desfalcaram seleção e diz que Inglaterra está acima das obrigações com os clubes

Harry Kane manifestou sua insatisfação em relação aos nove jogadores que não estarão disponíveis...

Suspeito de explosões tentou invadir STF antes de morrer; veja as imagens

Na noite desta quarta-feira, 13, uma série de explosões na Praça dos Três Poderes,...

TJ-BA atualiza valores de remuneração no recebimento de DAJE’s

Em decreto publicado nesta quinta-feira (14), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) estabeleceu...

Elon Musk se encontra com embaixador iraniano para discutir tensões EUA-Irã

O bilionário Elon Musk teve um encontro com Amir Saeid Iravani, embaixador do Irã...

Mais para você