InícioEditorialPolítica NacionalLewandowski determina revisão em penitenciárias federais após fuga

Lewandowski determina revisão em penitenciárias federais após fuga

Penitenciária Federal de Mossoró confirmou fuga de 2 presos nesta 4ª (14.fev); é a 1ª ocorrência do tipo em uma prisão federal na história

O ministro da Justiça Ricardo Lewandowski determinou que a revisão dos equipamentos e protocolos de segurança nas 5 penitenciárias federais do país seja “imediata” Sérigio Lima/Poder360 – 1º.fev.2024

PODER360 14.fev.2024 (quarta-feira) – 20h00

O ministro da Justiça Ricardo Lewandowski determinou na noite desta 4ª feira (14.fev.2024) a revisão dos equipamentos e protocolos de segurança nas 5 penitenciárias federais do país. Em nota, o ministério afirmou que a revisão deve ser “imediata”.

A decisão se dá depois de a Penitenciária Federal de Mossoró (RN) ter confirmado a fuga de 2 presos nesta 4ª feira (14.fev). O presídio é um dos 5 de segurança máxima do Brasil –foi a 1ª ocorrência do tipo em uma penitenciária federal na história do país.

O ministro acionou a direção-geral da PF (Polícia Federal) para abertura de investigações e instruiu a corporação para que efetuasse o registro dos nomes de fugitivos no Sistema de Difusão Laranja da Interpol e no Sistema de Proteção de Fronteiras para que os 2 passem a ser procurados pela comunidade policial internacional.

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) também deve realizar o monitoramento de rodovias e dar suporte à recaptura dos foragidos, enquanto as Ficco (Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado) irão colaborar com esforços de localização e prisão de ambos.

A ação já conta com o engajamento de mais de 100 agentes federais.

O secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, também foi a Mossoró para apurar presencialmente a fuga e a tomada das ações cabíveis.

ENTENDA O CASO Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça (o Tatu) e Deibson Cabral Nascimento (o Deisinho), e fazem parte do Comando Vermelho. Eles são do Acre e foram transferidos para o presídio de Mossoró em setembro de 2023.

A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte disse que fez contato com as secretarias de Segurança Pública da Paraíba e do Ceará para a realização de ações integradas de reforço policial nas divisas entre os Estados.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Novos apagões atingem comércios do centro de São Paulo

Lojistas da rua 25 de Março, no Centro de São Paulo, enfrentaram, novamente, problemas...

Lula critica Boeing por “roubar” engenheiros brasileiros

Em evento da Embraer, o presidente diz que não é “honesto” empresas estrangeiras levarem...

Eduardo Bolsonaro repete narrativa de censura judicial em evento conservador na Hungria

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) 26 de abril...

Serginho é o novo auxiliar da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei

A parceria entre Bernardinho e Serginho está de volta, mas de uma maneira diferente....

Mais para você