InícioLideranças indígenas são recebidas na Secretaria da Educação do Estado

Lideranças indígenas são recebidas na Secretaria da Educação do Estado

Lideranças indígenas de várias etnias da Bahia participaram, nesta quarta-feira (22), de um encontro com o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, na sede do órgão central, para discutir os desdobramentos da reunião do Fórum de Educação Escolar Indígena da Bahia, realizado nestas terça e quarta-feira (21 e 22), no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. Durante o Fórum, que reúne diversas representações indígenas e é apoiado pela Secretaria da Educação, os participantes elaboram um documento sobre a criação e organização de demandas da Educação Escolar Indígena que foi recebido pelo secretário.

O professor indígena, Ibuí Pataxó, da Aldeia Barra Velha, do município de Porto Seguro, disse que o Fórum está há mais de 18 anos discutindo e contribuindo para a elaboração de políticas públicas referentes à Educação Escolar Indígena. Para ele, ter uma reunião na Secretaria, como um desdobramento das atividades, fortalece o papel do Fórum e legitima a sua representatividade. “Estar com o secretário hoje é firmar o compromisso da Educação Escolar Indígena, pois viemos aqui a partir da discutição de uma pauta bem dialógica, e, diante disso, saímos satisfeitos porque houve uma entrega do secretário, que sentou conosco e dialogou. Acredito que a melhor parte é o diálogo com as comunidades indígenas e temos sentido este efeito de que as demandas estão sendo encaminhadas”, afirmou.

O secretário Walter Pinheiro disse que é preciso considerar as especificidades da Educação Escolar Indígena, de modo a respeitar a cultura, a identidade e as tradições dos povos indígenas. “Nossa principal preocupação vai no sentido de fortalecer o eixo pedagógico das escolas e ouvir professores e lideranças indígenas faz parte desta construção. Por isto, este documento é valioso para subsidiar a Secretaria no planejamento pedagógico, considerando as especificidades que a Educação Escolar Indígena requer”, afirmou.

A rede estadual de ensino tem, atualmente, 27 escolas estaduais indígenas, com 6.757 estudantes indígenas matriculados, de 130 comunidades, de 16 etnias/povos.

Foto: Gabriel Carvalho

Assessoria de Comunicação – ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Governo retira do ar vídeo de ato em que Lula pede voto a Boulos

Retirada se dá depois da repercussão sobre um possível crime eleitoral cometido pelo chefe...

Show em que Lula pediu votos para Boulos captou R$ 250 mil via Lei Rouanet e teve apoio da Petrobras

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil O presidente Lula chegou a reclamar da falta de...

Isabelle visita comunidade indígena e faz chamada de vídeo com Matteus

Mabelle vive? Isabelle aproveitou a tarde desta quarta-feira (1º/5) para visitar a comunidade indígena...

Corinthians vence América-RN de virada pela 3ª fase da Copa do Brasil

Vantagem alvinegra. Pela 3ª fase da Copa do Brasil, o Corinthians derrotou o América-RN...

Mais para você