InícioEditorialPolítica NacionalLula celebra apelo de Mbappé por votos contra a direita nas eleições...

Lula celebra apelo de Mbappé por votos contra a direita nas eleições na França

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância de “garantir a democracia” frente à extrema direita, que quer ganhar as eleições legislativas na França no domingo (7), e saudou o apelo do craque francês Kylian Mbappé. “Vocês viram a declaração do Mbappé? Ele convocou o povo francês a não permitir que os fascistas, nazistas e a extrema direita governem a França. Porque ele sabe os problemas de ter extremistas no poder”, escreveu o mandatário no X na noite de quinta-feira (4). Mbappé, atacante do Real Madrid, declarou, em coletiva de imprensa ontem, que era “urgente ir votar” no domingo (7) após os “resultados catastróficos” do primeiro turno das eleições legislativas, no qual o partido de extrema direita Reagrupamento Nacional, liderado por Marine Le Pen, venceu com um terço dos votos. “Não podemos deixar o país nas mãos dessa gente, é realmente urgente (votar)”, insistiu o capitão da seleção francesa, sem mencionar o RN. Lula também falou da “importância das decisões políticas que garantem a democracia”.

O presidente brasileiro recordou as palavras de Raí, ídolo do São Paulo e PSG e campeão do mundo com a seleção de 1994, que pediu à população que parasse a direita na quarta-feira (3), durante um discurso na Praça da República de Paris. “Conheço bem a extrema direita, o melhor que sabem fazer é mentir. Os conheci no poder. A extrema direita no poder é o fim do mundo, o fim dos direitos humanos, do humanismo, da humanidade”, disse em francês o ex-jogador. “No Brasil, vivemos um pesadelo: quatro anos de misoginia, de homofobia, de preconceitos, de desmatamento. A extrema direita é ódio”, afirmou.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Veja declaração do presidente Lula no X

Outro lado

As eleições legislativas na França também provocam reações nas fileiras de Bolsonaro. Um de seus filhos, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), celebrou o resultado do primeiro turno no domingo passado. “Todas as pessoas normais estão na torcida pela vitória deles (do RN), o que representaria o início do resgate da França”, disse em uma mensagem republicada pelo seu pai no X.

Publicado por Carolina Ferreira

*Com informações da AFP

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Partido Democrata avalia antecipar nomeação de Biden

Integrantes querem oficializar a candidatura antes da Convenção Nacional, em 19 de agosto; buscam...

“Ninguém vai te roubar”, diz Nego Di para vítima de golpe: veja prints

O influenciador e humorista Nego Di foi preso em 14 de julho, em Santa...

Dólar vai a R$ 5,58, à espera de reunião de Lula com Haddad. Entenda

O dólar opera em forte alta nesta quinta-feira (18/7). Às 16h20, a moeda americana...

Anuário de Segurança Pública aponta aumento de 127% nos casos de racismo registrados em 2023

Os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelaram um aumento significativo nos registros...

Mais para você