InícioEditorialPolítica NacionalLula conversa com presidente do Irã sobre libertação dos reféns em Gaza

Lula conversa com presidente do Irã sobre libertação dos reféns em Gaza

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, conversou por telefone nesta terça-feira, 17, com o presidente do Irã, Ebrahim Raisi. De acordo com o Planalto, o diálogo entre os dois presidentes teve como foco o conflito do Oriente Médio. Pressionado por algumas vozes da oposição, o chefe do Executivo brasileiro reafirmou a necessidade de existir um consenso para a criação de um corredor humanitário, bem como a libertação não só dos brasileiros que estão na Faixa de Gaza, mas de todos os outros reféns, especialmente mulheres, crianças e idosos. “O importante é termos a condição para que mulheres, crianças e idosos não sofram com as consequências daqueles que querem guerra”, disse Lula. Para ele, a libertação de todos os reféns soa como um sinal de apelo pelo fim da guerra.  Já o presidente iraniano reforçou ser a favor do fim imediato dos bombardeiros de Israel e do bloqueio da Faixa de Gaza.

Lula também conversou nesta terça-feira com o presidente da Turquia, Recep Erdogan, sobre a necessidade do cessar-fogo e da criação do corredor humanitário, para que estrangeiros possam sair pela fronteira do Egito e que a entrada para suprimentos seja facilitada. Assim como o presidente brasileiro, Erdogan concorda que ataques contra civis são inaceitáveis e se colocou à disposição para ajudar na saída dos brasileiros que estão em meio ao conflito no Oriente Médio. De acordo com o Planalto, cerca de 30 brasileiros aguardam a saída da Faixa de Gaza. Outra pauta abordada na conversa entre Lula e o presidente turco é a visita de Erdogan ao Brasil no próximo ano para a cúpula do G-20. O petista reforçou, ainda, que espera “um mundo com menos guerra e mais paz, com menos pobreza e mais emprego”.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Militantes do MST invadem a sede do Incra em Mato Grosso do Sul e pressionam governo

Foto: Divulgação/MST Invasão do MST a prédio do Incra, em Campo Grande, capital...

Deniziane se manifesta após encontro com Matteus e Isabelle

Deniziane quebrou o silêncio e decidiu se manifestar sobre a relação de Matteus...

Deputada federal denuncia câmeras escondidas em ap alugado em Brasília

A deputada federal Dayany Bittencourt (União Brasil-CE) identificou câmeras de segurança escondidas no apartamento...

Câmara Municipal de SP aprova projeto que acelera privatização da Sabesp

Foram 36 votos favoráveis à adesão da capital à privatização da Sabesp e 18...

Mais para você