InícioEditorialPolítica NacionalLula diz não ter ‘receio’ de sofrer etarismo caso decida concorrer à...

Lula diz não ter ‘receio’ de sofrer etarismo caso decida concorrer à reeleição em 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (2) em Salvador, que, no caso de concorrer à reeleição em 2026, não terá receio de sofrer discriminação por conta da idade. Lula tem 78 anos e, em 2026, completará 81 anos durante a campanha eleitoral. Esta é a idade atual de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, que foi criticado pelo desempenho no debate contra Donald Trump, seu adversário na eleição presidencial americana. Os críticos de Biden atribuíram os erros do presidente no debate à idade avançada do mandatário, pressionando para que ele renunciasse da pré-campanha à reeleição. Questionado sobre o tema, Lula criticou esta posição e considerou que só Joe Biden pode saber se deve ou não concorrer a um novo mandato. “Somente o Biden pode dizer se ele pode concorrer ou não. Eu não tenho condições de dar palpite”, comentou Lula em entrevista à Rádio Sociedade.

Sobre a eleição presidencial no Brasil em 2026, disse “não ter esse receio (de sofrer etarismo)”. Lula comentou a performance de Biden no debate, admitindo ter sido “mais lenta” que Trump. O ex-presidente americano, por sua vez, “foi mais agressivo, mas (também) mais mentiroso”, assim como “o seu adversário” no Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “(Trump) É como meu adversário: ele não tinha nenhum compromisso com nenhuma a verdade. Qualquer bobagem, abria a boca, era como se fosse uma latrina, está lá falando bobagem, e não tem respeito pelo povo”, criticou o petista.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Lula voltou a dizer que só concorrerá a um novo mandato caso não haja mais ninguém habilitado a “derrotar o fascismo” no pleito. “Do ponto de vista da saúde, eu me sinto menino”, disse o petista. “Você pode perguntar para a Janja.” Há duas semanas, o presidente afirmou, em entrevista ao Jornal da CBN, que ser candidato não era “primeira hipótese”. “Tem muita gente boa para ser candidato, não preciso ser”, disse. Por outro lado, também acrescentou que se apresentaria ao pleito “para evitar que trogloditas voltem a governar”. “Não permitirei que o Brasil seja novamente governado por negacionista”, sugeriu, minimizando o fator da idade avançada. Para Lula, seus 81 anos em 2026 serão “o auge da sua vida”.

Publicado por Carolina Ferreira

*Com informações do Estadão Conteúdo

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Anuário de Segurança Pública aponta aumento de 127% nos casos de racismo registrados em 2023

Os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelaram um aumento significativo nos registros...

Frases Bíblicas de Amor: Ensinamentos e Inspirações

A Bíblia é uma fonte rica de sabedoria e inspiração, especialmente quando se trata...

CGU indica falhas em programa de merenda de Dilma, Temer e Bolsonaro

Órgão analisou a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar de 2015 a 2020...

Davi Brito é cancelado e perde seguidores após término com Tamires

Campeão do BBB 24, Davi Brito perdeu mais de 100 mil seguidores nas redes...

Mais para você