InícioEditorialPolítica NacionalLula diz que deixará de palpitar sobre juros quando presidente do BC...

Lula diz que deixará de palpitar sobre juros quando presidente do BC for ‘competente’ e ‘responsável’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez duras críticas ao atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, alegando que ele não está cumprindo com suas responsabilidades. O petista destacou que a inflação está sob controle e questionou a necessidade dos juros estarem tão elevados. Na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do BC), o colegiado decidiu interromper um ciclo de cortes que havia sido iniciado em agosto e manteve a Selic, taxa básica de juros, em 10,50% ao ano. Além disso, Lula apontou que a valorização do dólar é resultado da especulação com derivativos. Durante seu discurso, Lula se comprometeu a indicar um novo presidente para o Banco Central, alguém que seja “competente e responsável”.

“O Brasil tem um colchão de reserva de R$ 355 bilhões que fomos nós que fizemos, eu e Dilma. Fizemos uma reserva para dar estabilidade ao país. Estabilidade econômica. Então, não há necessidade de os juros estarem desse tamanho”, declarou o presidente, em entrevista ao jornal “O Tempo”. Lula disse que não dará mais palpite quando alguém de sua confiança estiver sentado na cadeira de presidente do Banco Central. “Até dezembro, ele [Campos Neto] é presidente do Banco Central. Somente a partir daí é que vou escolher o meu presidente do Banco Central. Vou escolher uma pessoa que seja responsável. Com uma pessoa que é responsável, o presidente da República não vai ficar dando palpite. ‘Baixa os juros. Aumenta os juros’. Não. Tem que confiar que a pessoa que está lá tem competência para fazer as coisas.”

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Lula reforçou a necessidade de uma mudança de rumo na condução da política econômica, buscando alternativas que estimulem o crescimento e o desenvolvimento do Brasil. Ele destacou a importância de medidas que possam beneficiar a população e impulsionar a economia de forma sustentável. Além disso, ressaltou a importância de uma gestão “transparente” e “comprometida com o bem-estar da sociedade”.

Publicada por Felipe Cerqueira

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Motociclista morre no centro de São Paulo após ser atropelado por carro de luxo

Um motociclista de 39 anos morreu após ser atropelado por um carro de luxo...

Descoberto: André Maria Gorda, Há 10 Anos Fazendo a Diferença

Recentemente, foi revelado que André Maria Gorda vem desempenhando um papel significativo na comunidade...

Candidatos de Macron que ficaram em 3º se retirarão do 2º turno

Desistência tenta frear avanço do Reagrupamento Nacional, de Le Pen; líder da esquerda também...

Mais para você