InícioEditorialPolítica NacionalLula diz que governo Maduro tem ‘viés autoritário’, mas evita rotulá-lo como...

Lula diz que governo Maduro tem ‘viés autoritário’, mas evita rotulá-lo como ditadura

Presidente sugere esperar a decisão da Suprema Corte da Venezuela e defende solução pacífica para a crise venezuelana

RAFAEL ROSA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Lula fala no Rio Grande do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, comentou sobre a situação política na Venezuela, descrevendo o governo de Nicolás Maduro como um “regime muito desagradável” e com um “viés autoritário”, mas não o classificou como uma ditadura. Durante uma entrevista à Rádio Gaúcha, Lula reconheceu as dificuldades enfrentadas pelo país vizinho, mas se distanciou da ideia de rotulá-lo como uma ditadura clássica. “Não acho que é uma ditadura. É diferente de ditadura. É um governo com viés autoritário, mas não é uma ditadura como conhecemos nesse mundo”, afirmou.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Em relação à crise venezuelana, Lula sugeriu a possibilidade de novas eleições ou a formação de um governo de coalizão como alternativas para a resolução dos problemas. No entanto, ele optou por aguardar a decisão da Suprema Corte da Venezuela sobre o resultado das eleições, que declarou Maduro como reeleito, apesar das alegações de fraude por parte da oposição, que afirma que seu candidato obteve 67% dos votos.

O presidente brasileiro também enviou seu assessor especial, Celso Amorim, para observar o processo eleitoral na Venezuela. Lula mencionou que houve tentativas iniciais de impedir a viagem de Amorim ao país. “Quando o Celso Amorim ia viajar pra Venezuela, eu fui informado que eles tinha pedido para o Celso Amorim não ir pra Venezuela. Mandei comunciar eles que se ele não pudesse ir, eu ia comunicar imprensa que a Venezuela estava impedindo. Aí deixaram ir”, disse.

Lula não acredita que haja um risco iminente de guerra civil na Venezuela, considerando que os países vizinhos estão dispostos a colaborar para encontrar uma solução pacífica para a crise. Além disso, ele se mostrou em desacordo com a nota oficial do PT que reconheceu a vitória de Maduro, enfatizando que a resolução dos problemas da Venezuela deve ser uma responsabilidade dos próprios venezuelanos.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Publicado por Fernando Keller

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Mais para você