InícioEditorialPolítica NacionalLula diz que ‘terrorismo’ do Hamas não justifica ataques de Israel; oposição...

Lula diz que ‘terrorismo’ do Hamas não justifica ataques de Israel; oposição reage

Durante sua live semanal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a classificar os atos do Hamas terrorismo, mas também endureceu as críticas à reação de Israel após o ataque do grupo palestino que controla a Faixa de Gaza. “Não é porque o Hamas cometeu um ato terrorista contra Israel que esse país tem que matar milhões de inocentes”, disse Lula nesta terça-feira, 24, durante o Conversa com o Presidente. Membros da oposição ao governo logo se mobilizaram para repudiar as declarações feitas pelo petista. “Lula calado é um poeta (…) Israel não é responsável pelo conflito como Lula quer fazer parecer, inclusive mentindo em relação aos números (prática comum desse ex-presidiário). Israel precisa exercer seu direito de defesa em nome da própria existência. É lamentável que estejamos sendo governados por um bando de extremistas que adotam o que há de pior nas ideologias políticas”, escreveu o deputado Kim Kataguiri (União Brasil) em seu perfil no X (antigo Twitter).

“Israel ‘matar milhões de inocentes’? Lula repete sem qualquer pudor a propaganda do Hamas, usada pelos terroristas para justificar a morte de judeus e o fim do Estado de Israel. Vergonha”, disse o ex-deputado federal Deltan Dallagnol. “E lá vai o Lula falando imbecilidades mais uma vez”, declarou a conta oficial do MBL (Movimento Brasil Livre). Além de organizações e autoridades, internautas também se manifestaram contra o posicionamento do presidente.

“ONU enfraquecida”

Em sua live, Lula ainda teceu críticas à ONU (Organização das Nações Unidas) e afirmou que a entidade perdeu poder de ação para interferir em conflitos deste porte: “Todo dia, a gente vê Israel invadir a terra dos palestinos e a ONU não faz nada porque está enfraquecida. Esse é o meu papel, de tentar criar as condições para que a gente possa voltar a sentar à mesa de negociação. Ainda ontem falei com o Putin [presidente da Rússia] sobre a guerra da Ucrânia e sobre a guerra do Oriente Médio. É preciso que as pessoas parem”. “Numa mesa de negociação, não morre ninguém. Custa mais barato e a gente pode encontrar solução. É preciso que a gente consiga que lá, no Oriente Médio, Israel fique com o território que é seu e que está demarcado pela ONU e que os palestinos tenham o direito de ter a sua terra. É simples assim e não precisa ninguém ficar invadindo a terra de ninguém”, declarou.

Exército de Israel confirma a continuidade dos bombardeiros, com ataques a 400 alvos do grupo palestino Hamas nas últimas 24 horas, no 18º dia consecutivo de hostilidades na região. Até o momento são 7.191 mortos confirmados na guerra, sendo 1.400 em Israel e 5.791 em Gaza. O número de mortos inclui 2.360 crianças e os bombardeios também deixaram 16.297 pessoas feridas, conforme informou o Ministério da Saúde do enclave palestino.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Abel Ferreira exalta triunfo do Palmeiras: ‘Foi a vitória do suor, da atitude’

O Palmeiras venceu o Bahia, de virada, por 2 a 1, na noite da...

Mais para você