InícioNotíciasPolíticaLula escolhe advogada negra para Comissão de Ética da Presidência

Lula escolhe advogada negra para Comissão de Ética da Presidência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu, nesta terça-feira (5/9), a advogada Marcelise de Miranda Azevedo para compor a Comissão de Ética da Presidência. A jurista será a primeira mulher negra a integrar o colegiado.

Marcelise é natural do Maranhão e atua como advogada desde 1997. Ao longo dos seus 26 anos de trabalho na área jurídica, ela se especializou em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário e teve atuações em Tribunais Superiores.

Marcelise é ligada ao Grupo Prerrogativas e faz parte de coletivos que buscam dar mais visibilidade para mulheres juristas negras.

A nomeação da advogada deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (6/9).

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República (CEP) foi criada no governo de Fernando Henrique Cardoso e tem como objetivo ser um órgão consultivo do presidente da República.

Mulheres no Judiciário A indicação de Marcelise acontece quando há pressões para a indicação de uma mulher para a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF). A ministra deve se aposentar em outubro deste ano e Lula poderá indicar mais um nome para compor a Suprema Corte.

Com 11 ministros, o STF tem apenas duas mulheres em sua composição, as ministras Rosa Weber e Cármen Lúcia. Em junho, o presidente Lula confirmou a indicação de mais um homem para o Supremo: o ministro Cristiano Zanin assumiu a vaga de Ricardo Lewandowski na Corte.

Em meio aos desgastes sobre indicação de mulheres para cargos no Judiciário, Lula indicou a advogada Daniela Teixeira para ocupar a vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

TJ-BA participa do 94º Encontro Nacional dos Corregedores-Gerais de Justiça e do 6º Fórum Nacional Fundiário em Manaus

O corregedor-geral de Justiça (CGJ) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Roberto...

Diretor-geral da OMS tem alta de hospital no Rio de Janeiro

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, recentemente expressou sua...

Câmara de cidade baiana faz homenagem pelo centenário de ex-governador, filho da terra

A Câmara de Vereadores de Jequié, no Médio Rio de Contas, Sudoeste, realizou nesta...

Reutilização de Trilhos: Como aproveitar ao máximo esse material

A Reutilização de Trilhos é uma prática notável que está ganhando impulso em diversas...

Mais para você