InícioEditorialPolítica NacionalLula expressa desejo de fortalecer Mercosul e diz ser possível fazer acordo...

Lula expressa desejo de fortalecer Mercosul e diz ser possível fazer acordo com a China

Em encontro com o presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), expressou o desejou de fortalecer o Mercosul, e disse que é possível fazer um acordo com a China. “Concordamos em discutir reformas no Mercosul. O que precisamos fazer para modernizar o Mercosul? Queremos sentar à mesa primeiramente com nossos técnicos, depois com nossos ministros, e finalmente com os presidentes para que a gente possa renovar aquilo que for necessário renovar”, declarou em entrevista coletiva conjunta com o presidente uruguaio, que já havia deixado claro sua vontade de ter um bloco mais “modeno, flexível e aberto ao mundo”. O uruguaio falou que a conversa com Lula foi produtiva e que ele ficou otimista com a visão apresentada pelo petista. Na terça-feira, 24, Lacalle Pou propôs, que a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) impulsione a criação de uma área de livre-comércio regional. “Temos as possibilidades de fazer comércio livremente. Muitas de nossas economias são complementares, e tenho certeza de que poderíamos avançar”, argumentou Lacalle Pou, no momento em que seu país está sob pressão no Mercosul após sua decisão de negociar um tratado de livre-comércio (TLC) com a China, que os outros sócios – Brasil, Argentina e Paraguai – veem com receio.

Durante a entrevista, Lula também falou ser possível fazer acordo com a China. “Apesar do Brasil ter na China seu maior parceiro comercial e ter um grande superavit, queremos sentar enquanto Mercosul e discutir com nossos amigos chineses, um acordo Mercosul China”. Urugauai tem sido criticado por outros países do bloco por estar fazendo acordos com os chineses. O presidente da Argentina, Alberto Fernádez, chegou a falar em rompimento com outros sócios pelo fato do país estar, supostamente, descumprindo regras do bloco. Contudo, o presidente brasileiro disse entender os questionamentos e decisão de Lacalle. Quero dizer ao presidente e à imprensa uruguaia que os pleitos do presidente Lacalle são mais que justos. Primeiro porque o papel de um presidente é defender os interesses do seu país, os interesses da sua economia e os interesses do seu povo. Segundo porque é justo querer produzir mais e querer vender mais e, por isso, é preciso se abrir o quanto mais possível para o mundo dos negócios”, declarou.  A viagem de Lula ao Uruguai, foi o segundo trecho da primeira viagem do petista desde que ele assumiu a presidência. Desde domingo, 22, ele estava na Argentina, onde participou da Celac na segunda e terça e falou sobre a possível criação de uma moeda única.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

“Só discuto 2026 depois de 2024”, diz Bolsonaro

Ex-presidente se refere à possível disputa pelo eleitorado bolsonarista entre os governadores Tarcísio de...

Cartão de resposta do Concurso Nacional Unificado estará disponível em 3 de junho

Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil Cartão de resposta do Concurso Nacional Unificado estará...

Lula trabalha para que Marco da IA seja regulamentado até o G20

O governo Lula (PT) atua no Senado para que o Marco da Inteligência Artificial...

TSE retoma nesta 3ª julgamento que pode cassar Jorge Seif

Senador responde por abuso de poder econômico por causa da interferência do empresário Luciano...

Mais para você