InícioNotíciasPolíticaLula: “Não há clima” para nº 2 na Abin se provada relação...

Lula: “Não há clima” para nº 2 na Abin se provada relação com Ramagem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adotou tom de cautela ao falar sobre trocas na Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A Polícia Federal (PF) investiga o uso da agência para espionar, de forma ilegal, adversários políticos do governo na época da chefia de Alexandre Ramagem (2019 a 2021), durante a presidência de Jair Bolsonaro (PL).

“A gente nunca está seguro. O companheiro que indiquei para ser diretor-geral da Abin [Luiz Fernando Corrêa] é um companheiro que foi meu diretor-geral da PF entre 2007 e 2010. É uma pessoa que eu tenho muita confiança e por isso eu o chamei, já que não conhecia ninguém dentro da Abin. E esse companheiro montou a equipe dele”, iniciou Lula, nesta terça-feira (30/1).

Lula então destacou a acusação de que Alessandro Moretti, número dois da agência, teria mantido uma relação com Ramagem. “Se isso for verdade, e isso está sendo provado, não há clima para esse cidadão continuar na polícia”, falou o presidente, em entrevista à rádio CBN de Recife.

“Mas antes de você fazer simplesmente a condenação a priori, é preciso que a gente faça a investigação, que a gente apure, que a gente garanta o direito de defesa. Se você se deixar levar apenas pela manchete de jornal… Você é contra a pena de morte, mas está matando as pessoas sem dar chance de elas se defenderem”, afirmou.

As investigações da PF sobre o tema se intensificaram na segunda-feira (30/1), quando o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), se tornou alvo.

Agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em alguns endereços ligados a Carlos, incluindo uma casa de praia onde a família estava reunida em Angra dos Reis (RJ). As buscas tiveram autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A PF investiga se a família Bolsonaro utilizou as informações da Abin para beneficiar os filhos do ex-presidente em outros inquéritos policiais. Há suspeita de produção de provas a favor de Jair Renan Bolsonaro e preparo de relatórios de defesa do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Lula evento SSA

Lula em evento na Bahia Ricardo Stuckert/PR

Delegada Carlos Bolsonaro e Flavio Bolsonaro

Carlos Bolsonaro pediu informações sobre inquéritos conduzidos por delegada da PF Igo Estrela/Metrópoles

Foto colorida do Deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) – Metrópoles

Delegado Alexandre Ramagem (PL-RJ) Vinícius Schmidt/Metrópoles

frame-jair-bolsonaro

Jair Bolsonaro Reprodução

“Grande asneira”, diz Lula sobre Bolsonaro Na mesma entrevista, nesta terça, Lula rebateu críticas do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre a operação da Polícia Federal realizada na segunda-feira.

Ainda na segunda, após a operação, Bolsonaro criticou o ministro Alexandre de Moraes, do STF, em entrevist à CNN e disse ainda estar sendo “perseguido pelo governo do Lula”.

Lula negou qualquer tipo de perseguição. “Ele falou uma grande asneira, o governo brasileiro não manda na Polícia Federal, muito menos na Justiça. Tem o processo, a investigação, a decisão de um ministro da Suprema Corte que mandou fazer busca e apreensão, por suspeita de utilização de má-fé pela Abin, dos quais o delegado responsável era ligado à família Bolsonaro”, disse o petista.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Davi desabafa após vitória no BBB 24 e diz que vai dar um tempo da web

Davi Brito foi campeão do BBB 24, mas revelou que não está tendo um...

Gleisi diz que Campos Neto quer “dar lição ao governo que ele sabota”

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), reagiu nesta terça-feira (30/4)...

Apresentador da Globo é convocado para assumir domingos da Record

Foto: Reprodução 1 de 1 imagem colorida de logo da record - metrópoles ...

Mais para você