O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou o jogador de futebol Vinícius Júnior pelo prêmio Sócrates no Bola de Ouro 2023. Nas redes sociais, o petista destacou o trabalho social do atacante.
“Parabéns pelo seu trabalho, lutas sociais e o combate ao racismo. O Brasil abre o #NovembroNegro com esse importante registro de luta”, escreveu Lula no X (antigo Twitter), na noite desta terça-feira (31/10).
Meus parabéns ao @vinijr pelo Prêmio Sócrates no Bola de Ouro 2023. Prêmio que leva o nome do meu grande amigo Sócrates e reconhece iniciativas sociais no esporte. Parabéns pelo seu trabalho, lutas sociais e o combate ao racismo. O Brasil abre o #NovembroNegro com esse importante…
— Lula (@LulaOficial) October 31, 2023
Vini Jr, como é conhecido, recebeu a premiação por seu trabalho como ativista na luta antirracista.
Homenagem a Messi Mais cedo, o presidente Lula havia alfinetado os jogadores brasileiros por causa do jejum de títulos mundiais da Seleção e elogiou o argentino Lionel Messi, campeão da Copa ano passado e eleito Bola de Ouro na última segunda-feira (30/10), apesar de estar jogando numa liga menos competitiva, nos Estados Unidos.
“Não é possível que o Messi não sirva de exemplo a outros jogadores brasileiros”, cobrou Lula em sua live semanal pelas redes sociais, nesta terça-feira (31/10). “Um cara com 36 anos de idade, foi campeão do mundo (…) e ganhou esse ano de novo, jogando nos EUA, a Bola de Ouro”, seguiu o presidente, para então passar às cobranças aos brasileiros, mas sem citar nomes.