InícioEditorialPolítica NacionalLula sanciona lei que prevê renegociação da dívida do Fies

Lula sanciona lei que prevê renegociação da dívida do Fies

Foto: Ricardo Stuckert/PR/Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 01 de novembro de 2023 | 13:48

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta quarta-feira (1º) a lei que propõe uma nova renegociação das dívidas dos estudantes no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

O texto foi sancionado, sem vetos, durante cerimônia fechada no Palácio do Planalto.

Segundo o governo federal, há atualmente 1,2 milhão de contratos inadimplentes no âmbito do Fies, com um saldo devedor de R$ 54 bilhões.

A proposta de renegociação do Fies é um dos itens da lei, cujo foco central é a instituição de um pacto para a retomada de obras paradas, em particular de saúde e educação. A questão estudantil foi incluída, a pedido do governo federal, ainda durante a tramitação da proposta no Congresso Nacional.

A lei cria condições mais favoráveis de amortização aos estudantes com contratos do Fies celebrados até o fim de 2017 e que tenham débitos vencidos em 30 de junho deste ano.

O texto sancionado prevê que os estudantes que tenham dívidas vencidas e não pagas até o dia 30 de junho deste ano poderão negociá-las.

Para quem tiver débitos atrasados há mais de 90 dias, haverá um desconto de 100% dos encargos e de até 12% do valor principal para pagamento à vista. Se o pagamento for mediante parcelamento, poderá ser feito em até 150 parcelas mensais e sucessivas —com redução de 100% de juros e multas, mas sem a redução do valor principal.

Nos casos de débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias e caso o estudante esteja inscrito no CadÚnico (Cadastro Único) do governo federal ou tenha recebido Auxílio Emergencial em 2021, haverá desconto de até 99% do valor consolidado da dívida (inclusive a principal) caso ela seja quitada integralmente.

Para estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, mas que não estão inscritos no CadÚnico nem receberam Auxílio Emergencial em 2021, o desconto será de até 77% do valor consolidado da dívida, caso seja quitada em sua totalidade.

O Fies é um programa de financiamento no qual o governo paga a mensalidade (total ou parcial) de alunos em instituições particulares. A dívida é quitada pelo estudantes após um prazo de carência. O Fundo Garantidor do programa é abastecido tanto pelo governo como pelas instituições

OBRAS PARADAS

De acordo com o governo federal, deverão ser retomadas 5.662 obras no campo da educação e 5.489 na saúde. As obras devem ser concluídas em 24 meses, prorrogáveis uma vez pelo mesmo prazo.

O MEC (Ministério da Educação) estima que o investimento para concluir todas as obras passíveis de retomada seja de R$ 6,2 bilhões.

A lei também estabelece diretrizes para a aplicação de recursos da Política Aldir Blanc, que trata de investimentos para a área de cultura.

Renato Machado, Folhapress

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Cidades gaúchas usam bombas de drenagem após enchentes

Cidades do estado do Rio Grande do Sul utilizam bombas de drenagem para escoar...

Desastre “explodiu de uma hora para a outra”, diz Leite

Governador do Rio Grande do Sul avalia que a comunicação é um de seus...

HÁ VINTE ANOS – A vez do companheiro do PT

03:50 Levantamento do PFL sobre os cargos ocupados seguindo critérios políticos indica a existência...

Comissão da Câmara aprova exercício de qualquer profissão como MEI

Projeto ainda precisa passar pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e...

Mais para você