InícioEditorialPolítica NacionalLula se sai melhor que Bolsonaro como padrinho eleitoral em SP

Lula se sai melhor que Bolsonaro como padrinho eleitoral em SP

Pesquisa Datafolha mostra que diferença entre paulistanos que votariam em candidatos indicados pelo petista e pelo ex-presidente diminuiu 5 pontos percentuais

Dos entrevistados, 23% votaria com certeza em um nome apoiado por Lula (esq.), e 18% em um candidato de Bolsonaro (dir.) Sérgio Lima/Poder360

PODER360 30.mai.2024 (quinta-feira) – 13h28

Pesquisa Datafolha divulgada nesta 5ª feira (30.mai.2024) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se sai melhor que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como padrinho eleitoral nas eleições paulistanas. Porém, a vantagem do petista vem caindo desde agosto de 2023.

Segundo o levantamento, 23% dos paulistanos votariam com certeza em um nome apoiado por Lula, e 18% escolheriam um nome de Bolsonaro. Em março, eram 24% e 17% (diferença de 7 pontos percentuais) e, em agosto, de 23% e 13% (diferença de 10 p.p.). Ou seja, a diferença da influência entre os 2 líderes passou caiu 5 pontos em 9 meses.

O petista apoia o deputado federal Guilherme Boulos (Psol). Já o ex-presidente tem como candidato o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Influência de Lula:

levaria a escolher candidato com certeza – 24%; talvez faça votar no candidato – 31%; não votaria no candidato de jeito nenhum – 42%; outras respostas – 1%; não sabem – 2%. Influência de Bolsonaro:

levaria a escolher candidato com certeza – 17%; talvez faça votar no candidato – 19%; não votaria no candidato de jeito nenhum – 63%; outras respostas – 1%; não sabem – 1%. A influência do presidente também diminuiu no grupo de pessoas que talvez votariam em um candidato indicado por ele. Foi de 37% para 31% e atualmente está em 28%.

Bolsonaro apresentou estabilidade com tendência de crescimento à sua influência na mesma categoria. Foi de 16% para 19% e está em 18%.

A pesquisa foi realizada pelo Datafolha de 27 a 28 de maio de 2024. Foram entrevistadas 1.092 eleitores em São Paulo. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de aproximadamente 3 p.p (pontos percentuais). O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o nº SP-08145/2024.

Leia também:

Boulos e Nunes estão tecnicamente empatados em SP, diz Datafolha REJEIÇÃO Em relação à rejeição, 45% dos paulistanos não votariam em um nome indicado por Lula, ante 42% em março e 37% em agosto. Já com Bolsonaro, são 61%, 63% e 68%, respectivamente. A rejeição a Lula cresceu 8 pontos percentuais, enquanto a de Bolsonaro diminuiu 7 pontos.

CONHECIMENTO DOS CANDIDATOS APOIADOS Sobre o conhecimento dos paulistanos em relação aos candidatos e seus “padrinhos”, 47% sabem que Boulos é o nome apoiado por Lula, enquanto 29% afirmaram desconhecer quem o presidente apoia.

Com Bolsonaro, apenas 26% disseram que Nunes é seu candidato, e 10% mencionaram Pablo Marçal (PRTB). Uma maioria de 41% não sabe quem é apoiado pelo ex-presidente.

APOIOS DE TARCÍSIO E ALCKMIN A pesquisa mostrou que o apoio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), atrai 18% dos entrevistados, enquanto afasta 45%. Ele é um dos principais aliados de Nunes.

Com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), 14% votariam em um candidato, contra 49% que não votariam. Ele apoia a candidatura da deputada federal Tabata Amaral (PSB).

Influência de Tarcísio:

levaria a escolher candidato com certeza – 17%; talvez faça votar no candidato – 35%; não votaria no candidato de jeito nenhum – 44%; outras respostas – 1%; não sabem – 3%. Influência de Alckmin:

levaria a escolher candidato com certeza – 14%; talvez faça votar no candidato – 39%; não votaria no candidato de jeito nenhum – 44%; outras respostas – 1%; não sabem – 2%. AGREGADOR DE PESQUISAS O Poder360 oferece aos seus leitores o Agregador de Pesquisas mais antigo e mais completo da internet no Brasil. Reúne milhares de levantamentos de intenção de voto de todas as empresas desde o ano 2000. Em anos eleitorais, só são publicados os estudos que têm registro na Justiça Eleitoral e metodologia completa conhecida. Tem alguma pesquisa para divulgar? Mande a íntegra por e-mail para o Poder360: [email protected].

Para ter acesso ao Agregador de Pesquisas, clique aqui e busque os dados que desejar para as disputas de 2024 ou de todos os anos anteriores. Essa ferramenta oferece acesso apenas aos assinantes do Poder Monitor, a mais completa ferramenta de acompanhamento dos Três Poderes e tudo o que é relacionado ao poder. Para assinar o Poder Monitor e ter acesso por 30 dias grátis, clique aqui.

Saiba como usar o agregador assistindo ao vídeo abaixo (1min12s):

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Homem deu entrada em unidade de saúde de Itamaraju, com tiro na barriga

A polícia de Itamaraju, investiga um caso onde um homem deu entrada na unidade...

Lula deixa Alvorada e viaja para São Paulo

LGPD a) Para receber as informações solicitadas, você nos autoriza a usar o seu...

O eleitor cidadão (por Gaudêncio Torquato)

Se a política é a arte do possível, como tem sido conceituada, cabe considerá-la...

Mais para você