InícioNotíciasPolíticaLula traz de volta para cúpula da Abin ex-diretor afastado após escutas...

Lula traz de volta para cúpula da Abin ex-diretor afastado após escutas ilegais

O governo Lula trouxe de volta para a direção da Abin um servidor afastado pelo próprio presidente em seu segundo mandato, após envolvimento da agência em escutas ilegais contra políticos e ministros do STF no âmbito da Operação Satiagraha.

Paulo Maurício Fortunato Pinto, que era diretor do Departamento de Contra-Inteligência da Abin até 2008, assumirá agora como secretário de Planejamento e Gestão do órgão. A nomeação foi publicada nesta terça-feira (4/4) no Diário Oficial da União.

Fortunato Pinto era diretor da Abin durante o envolvimento da agência na Operação Satiagraha, tocada pela Polícia Federal. Na ocasião, a Abin foi acusada de participar de escutas ilegais que atingiram figuras como ministro Gilmar Mendes, então presidente do STF.

Além de Fortunato Pinto, foram afastados da Abin em meio ao escândalo das escutas ilegais o então diretor-geral da agência nomeado por Lula, Paulo Lacerda, o vice dele José Milton Campana, e o assessor especial da Presidência Renato Porciúncula.

A cúpula da Abin é composta de três cargos: diretor-geral, diretor-adjunto e secretário de Planejamento e Gestão, cargo que será ocupado por Fortunato Pinto no terceiro mandato de Lula.

À época, a Abin era vinculada à então Casa Militar, que posteriormente passou a se chamar Gabinete de Segurança Institucional (GSI). No terceiro mandato de Lula, no entanto, o presidente decidiu transferir a agência para o guarda-chuva da Casa Civil.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Após seca histórica, indústria do AM acende alerta para clima em 2024

Meses após a seca histórica no Rio Negro, em Manaus, capital do Amazonas, a...

Governador liga para Lewandowski após ataques com mortes no Ceará

Elmano de Freitas (PT) diz não descartar pedir apoio do governo Lula para reforçar...

Venda agressiva e Gusttavo Lima na propaganda: o que é a Gav Resorts

Com vendedores gravados fazendo promessas “estratosféricas” de investimentos e turistas reclamando de abordagens predatórias,...

2 ministros não reconhecem ligação de Jefferson com 8 de Janeiro

Para Nunes Marques e André Mendonça, ofensas do ex-deputado descritas por Moraes não o...

Mais para você