InícioEditorialPolítica NacionalLula volta a criticar os juros altos no Brasil: ‘Se a meta...

Lula volta a criticar os juros altos no Brasil: ‘Se a meta de inflação está errada, muda-se a meta’

Nesta quinta-feira, 6, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou novamente a política monetária adotada pelo Banco Central, em especial o patamar da Selic. “Se a meta está errada, muda-se a meta. O que não é compreensível, é imaginar que um empresário vai tomar dinheiro emprestado a essa taxa de juros”, afirmou. Em encontro com jornalistas no Palácio do Planalto, ele ainda afirmou que pretende discutir a revisão da meta inflacionária, assim que retornar da viagem à China. “Se não pode cumprir, é melhor mudar”, alegou. Segundo o presidente, os altos juros praticados no país são “incompreensíveis, porque não tem uma inflação de demanda”. “É humanamente inexplicável a taxa de juros de 13%, juro real de 8,5%. Não é possível a economia funcionar, e não é o Lula que está dizendo isso. Qualquer empresário que vocês entrevistarem daqui para frente vai dizer”, complementou.

Lula ponderou que o governo não deseja brincar com a economia, mas lamentou que, nos mandatos anteriores, tinha mais liberdade para debater as políticas de juros e inflação com o Banco Central. “Se você tem alguém que estabelece uma meta que não vai cumprir, é que nem você estabelecer uma meta para a sua vida que você saber que não vai cumprir. Então não estabeleça meta que você estará mentindo para você mesmo. Eu disse que não ia discutir meta porque esse é um problema da autonomia do Banco Central e do Senado, que aprovou a autonomia do Banco Central. Eu já tive o prazer de durante 8 anos discutir meta, inflação, política monetária. Quando eu tinha relação com o presidente do Banco Central. Ele exerça a sua autonomia”, declarou.  Ele informou que irá alterar a direção do Banco Central de acordo com os interesses do governo e que não pretende continuar brigando com o atual presidente, Roberto Campos Neto. “Eu ouvi uma frase esses dias, que não sei se foi dita pelo presidente do BC, de que para atingir a meta de 3% precisaria ter juros de 20%. Ora, eu não sei se foi verdade que ele disse isso. Mas é, no mínimo, uma coisa não razoável de ser dita”, criticou.

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Homem morre após ser atropelado quando caminhava em rodovia no Sul baiano

Um homem, de 26 anos, morreu após sofrer um atropelamento quando caminhava em um...

Sobe para 4 o número de mortos pelo furacão Milton, que deixa a península da Flórida

As mortes causadas pelo furacão Milton na Flórida aumentaram para pelo menos quatro, todas...

Ou a justiça cassa Marçal ou ele rachará ainda mais a direita em 2026

Vamos lá outra vez: no país de “se a próxima eleição presidencial fosse hoje”,...

“Não sei quanto tempo me resta”: Elton John admite medo da morte

Elton John falou abertamente sobre o seu medo da morte num novo documentário.   "Não sei...

Mais para você