Mais de 159 mil vagas de trabalho formal foram abertas, no Brasil, em outubro. Esses são dados do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – divulgado nesta terça-feira (29), pelo Ministério do Trabalho e Previdência.
A expectativa ficou abaixo do esperado pelo mercado que apontava a abertura de 238 mil vagas formais no mês, segundo pesquisa da Reuters.
Esse saldo é a diferença entre as admissões, que alcançaram a casa de 1 milhão e 789 mil e os desligamentos que chegaram a 1 milhão e 630 mil.
O chamado estoque, que é a quantidade total de vínculos celetistas ativos, atingiu quase 43 mil vínculos em outubro, o que representa uma alta de 0,37% em relação ao estoque do mês anterior.
26 estados apresentaram saldo positivo de vagas, com exceção do Amapá. Estados do Sudeste, Paraná, Bahia e Santa Catarina estão entre os locais com maior criação de postos de trabalho.
O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, explica que a criação de postos de trabalho foi bem dividida entre todos os setores e estados do país.
O consolidado anual até o mês de outubro aponta saldo positivo de mais de 2 milhões e 320 mil empregos. Ainda de acordo com o Caged, houve saldo positivo em quatro dos cinco grupos de atividades econômicas avaliados. Somente no setor da agropecuária é que houve variação negativa, com mais desligamentos do que novas admissões.
O setor de serviços foi o campeão em contratação, seguido pelo comércio, indústria e construção. A média salarial apresentou pouca variação, mantendo uma estabilidade em relação ao mês passado.
Economia Brasília 29/11/2022 – 12:36 Beatriz Albuquerque – Repórter da Rádio Nacional Caged Outubro mercado de trabalho terça-feira, 29 Novembro, 2022 – 12:36 1:59