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Marca de aluguel de roupas Rentup Closet faz sucesso com celebs

Tem um festival ou uma festona na agenda, quer usar um look digno de cantora pop, mas sem gastar muito? Esse “dilema fashion” pode ser resolvido com a Rentup Closet, empresa de aluguel de roupas ousadas que já teve itens do seu acervo incorporados por artistas e revistas de moda brasileiras.

Vem conhecer a empresa!

A sustentabilidade é uma pauta urgente e global e a moda não pode desviar do assunto. Marcas do segmento luxo e até grandes varejistas têm buscado matérias-primas limpas para confeccionar os produtos e apoiar iniciativas em prol do meio ambiente.

O maior nome do fast fashion atual, a Shein, tem milhões de fãs que destacam como diferencial da empresa a rapidez com que reproduzem tendências e a oferta de produtos statement. Porém, se você quer aderir à moda das plumas, por exemplo, existe uma alternativa mais eco-friendly que a marca chinesa.

A Rentup Closet, fundada em 2018 pela mineira Marila Ribeiro, é uma plataforma de aluguel de roupas que tem como missão “unir o closet de diversas pessoas”. Por meio do e-commerce, a empresa disponibiliza um acervo de peças garimpadas – e também transformadas por upcycling – e ainda permite que qualquer um coloque itens próprios para compartilhar.

Marila Ribeiro decidiu abrir a Rentup Closet após perceber a lacuna de empresas mais sustentáveis no mercado de moda  

A Rentup é “um closet compartilhado de roupas e acessórios, tanto de luxo quanto de upcycling“, explica a fundadora  

O acervo da marca é construído a partir do garimpo de Marila e da colaboração de pessoas de todo o Brasil que podem colocar uma peça para alugar A idealizadora Marila Ribeiro, 30, é jornalista, mas começou a trabalhar com moda cedo, em assessorias de imprensa. Por isso, precisava criar pautas e documentar eventos de influenciadores. Com passagens pelo marketplace OQVestir e pela marca Olympiah, adquiriu conhecimento e vontade de ter algo próprio.

Em entrevista à coluna, a mineira de Uberlândia destacou que a Rentup surgiu de um entendimento que era preciso fugir da lógica atual de consumo. “Achei o mercado de aluguel desafiador e atrativo. Muitas marcas começaram a se reestruturar e trabalhar com a sustentabilidade em paralelo. Por ter tido um novo mindset em relação à moda, acreditei na troca oferecendo um serviço e não mais um produto”, conta Marila.

As peças do acervo da Rentup Closet são perfeitas para quem quer um look que foge do básico, com o top usado em produção da revista Glamour Brasil  

O vestido de paetê prata, mostrado anteriormente na matéria, foi usado pela cantora Agnes Nunes na capa da Rolling Stone  

Para influencers, como Lívia Andrade, o aluguel de roupas é uma opção sustentável para manter o closet renovado sem consumir de forma desenfreada Toda a curadoria da Rentup Closet é feita por Marila Ribeiro, que tem como preocupação mesclar itens de luxo com peças vintage. A “virada de chave” veio quando apostou no acervo de upcycling e viu que os produtos faziam sucesso com clientes da marca, além de stylists e produtores de revistas de moda.

“Eu amo esse cenário de produção artística, em que podemos criar e reinventar e deixar os looks mais autênticos, além de mostrar que tecidos e materiais que sobram podem ser reaproveitados para criar novas peças exclusivas”, reforça a empresária e diretora criativa. As peças da Rentup já apareceram na Glamour Brasil e já foram usadas por Manu Gavassi, Gabi Melim, MC Soffia e Thelma Assis.

A atriz e cantora Manu Gavassi com calça da marca Emilio Pucci, peça do acervo da Rentup Closet  

Gabi, da banda Melim, com top de strass que é hit da Rentup  

As peças de upcycling são as mais bombadas da marca. Acima, Thelminha, vencedora do BBB 2020, com visual da etiqueta Cosmo remodelado  

Como a curadoria da Rentup Closet é focada em peças statement, faz muito sucesso entre as celebs, como a luva usada por Kika Boom em clipe Rentup é futuro A visão de Marila para o mercado de itens compartilhados é otimista. “O caminho ainda é longo. A cultura do aluguel precisa ser mais comentada entre marcas e pessoas, mas tendo uma parcela que vê essa moda não como tendência passageira, já é um grande passo para continuar”. 

A mineira não descarta a possibilidade de uma marca autoral, mas diz que o foco do momento é o acervo de upcycling. “Se você é uma pessoa que curte também o ‘reciclado’, é uma maneira de usar uma peça mais vezes para comunicar a moda”, afirma à coluna.

O top, estrela do look acima, ganhou um charme maior graças à aplicação de plumas. Esses detalhes dão outra cara para as peças da Rentup  

Marila Ribeiro mostra como usar peças statement da própria marca no dia a dia: a bolsa de pluma compõe com a produção séria e sóbria  

Rafaela Blanck, artista, escreveu em sua foto: “Rentup: a maior de todas! Sou fã dessa marca!” O e-commerce da Rentup Closet é um mergulho no closet de personagens como Carrie Bradshaw, de Sex and The City, assim como a protagonista de Emily em Paris. E o melhor é que as peças podem estar na capa da revista um dia e, no outro, com você.

Colaborou Carina Benedetti

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