InícioEditorialPolítica NacionalMarina Silva se apresenta na Comissão de Meio Ambiente da Câmara nesta...

Marina Silva se apresenta na Comissão de Meio Ambiente da Câmara nesta quarta-feira

Ministra deve ser questionada pelos parlamentares a respeito do aumento do desmatamento na Amazônia e da criação da autoridade nacional de segurança climática

EVARISTO SA / AFP

Marina Silva durante sua posse como ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas

Nesta quarta-feira, 3, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, deve apresentar aos deputados federais o trabalho que tem sido feito pela pasta para atingir as metas de desenvolvimento sustentável do país. Convidada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, a ministra também deve ser questionada pelos parlamentares a respeito do aumento do desmatamento na Amazônia. Em março, o volume de desmatamento na região chegou a triplicar e fez com que o primeiro trimestre de 2023 fechasse com a maior área desmatada em pelo menos 16 anos. Foram derrubados 867 km² de floresta, o equivalente a quase mil campos de futebol desmatados de mata nativa por dia. Os dados são do monitoramento por satélite do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Marina Silva também deve atualizar os deputados a respeito dos recursos prometidos pelos Estados Unidos e países da Europa para o Fundo Amazônia.

Há duas semanas, a Casa Branca anunciou uma doação de US$ 500 milhões para o fundo destinado à preservação da floresta amazônica. Os deputados também devem fazer perguntas a respeito da criação da autoridade nacional de segurança climática. A minuta do projeto está em análise na Casa Civil e essa é uma das promessas do presidente Lula à ministra Marina Silva. A ideia da medida é criar uma autarquia que alavanca subsídios para a execução da Política Nacional Sobre Mudança do Clima. Isso engloba regulação, monitoramento e outras ações voltadas para mudanças climáticas. Ainda não há consenso se a matéria será enviada ao Congresso Nacional como Projeto de Lei ou Medida Provisória.

*Com informações da repórter Paula Lobão

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Brasil tem receita de R$ 11,6 bilhões com turismo em 2023

O setor de turismo no Brasil alcançou marcas históricas em 2023. De acordo com...

STF anula provas da Lava Jato contra desembargador do Rio de Janeiro

Mário Guimarães Neto, desembargador do Rio de Janeiro envolvido em acusações de corrupção, conseguiu...

“Perseguição sem fim”, diz Bolsonaro sobre decisão de Moraes

Ex-presidente (PL) se manifestou depois de o ministro do STF negar um recurso que...

Moraes nega recurso de Bolsonaro para que inelegibilidade vá ao STF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, rejeitou o recurso extraordinário...

Mais para você