InícioLazer, vida e culturaSaúdeMédico do HFL toma posse como presidente da Sociedade de Neurocirurgia do...

Médico do HFL toma posse como presidente da Sociedade de Neurocirurgia do Rio de Janeiro

Haroldo Chagas quer levar a experiência do SUS para melhorar a formação dos médicos residentes

O médico Haroldo Chagas, chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Federal da Lagoa (HFL), assumiu a presidência da Sociedade de Neurocirurgia do Rio de Janeiro (SNCRJ) durante o biênio 2023-2025. A posse no cargo aconteceu no XVIII Congresso da Sociedade, realizado em julho.

A Sociedade de Neurocirurgia do Rio de Janeiro tem o objetivo de elevar o padrão científico dos neurocirurgiões do estado, desenvolvendo atividades de aperfeiçoamento, como estágios, cursos, palestras e encontros científicos. Além disso, a SNCRJ apoia a realização de trabalhos científicos e de publicações nacionais. A Sociedade também acompanha as condições de trabalho dos neurocirurgiões, atuando como representante da categoria no estado.

Haroldo Chagas conta que assumiu o desafio de presidir a SNCRJ com o objetivo de contribuir para a formação dos futuros neurocirurgiões: “Quero aproximar, dos médicos mais experientes, aqueles que ainda estão começando a se especializar, ou seja, os residentes. Essa é uma forma de aprimorar a qualificação dos profissionais recém-formados”, explica o especialista.

Haroldo conheceu a medicina muito antes de começar os estudos na faculdade. O seu pai era dono de um hospital no estado do Maranhão, onde foi possível conhecer de perto a rotina de uma unidade de saúde, trabalhando em diversos setores. O interesse pela neurocirurgia é outro legado paterno: “Meu pai, que também é médico, me ensinou que o neurocirurgião é o profissional que cura os males da coluna e faz as pessoas andarem. Desde aquela época, vislumbrávamos um mundo em que a ciência colocaria paraplégicos para voltar a caminhar. Desde então, encaro a neurocirurgia como uma missão de vida”.

Desde 2013, Haroldo chefia o Serviço de Neurocirurgia do HFL, mas o seu vínculo com a unidade vem de longa data: “No Hospital da Lagoa eu aprendi os mais básicos procedimentos médicos, como dar pontos cirúrgicos, pois foi onde eu estagiei, no meu segundo ano de faculdade”, lembra.

Em 2006, o profissional foi aprovado no concurso público então promovido pelo Ministério da Saúde. Haroldo chegou a trabalhar em outros hospitais federais, como o do Servidores do Estado, de Bonsucesso e do Andaraí, mas foi no Hospital da Lagoa que fincou suas raízes, até tornar-se coordenador da neurocirurgia.

Uma das principais funções à frente do Serviço é acompanhar os médicos residentes ao longo dos cinco anos de aperfeiçoamento na unidade. Ao fim deste programa de educação continuada, o residente está apto a realizar cirurgias complexas e buscar o título de especialista em neurocirurgia, podendo atuar profissionalmente na área.

CIRURGIA ENDOSCÓPICA DA COLUNA É UM DOS DESTAQUES DO HFL

Além dos médicos residentes, a equipe da neurocirurgia do HFL conta com seis neurocirurgiões. O serviço realiza cerca de 150 procedimentos cirúrgicos por ano, especialmente cirurgias de coluna, oncológicas e vasculares.

Um dos destaques da Neurocirurgia do Hospital da Lagoa é a cirurgia endoscópica de coluna, que ainda é pouco realizada nos hospitais públicos do país. Esta é uma das principais técnicas cirúrgicas minimamente invasivas. Entre as vantagens deste tipo de procedimento estão a diminuição do tempo de internação e a simplificação do pós-operatório. “O paciente submetido a uma cirurgia endoscópica se recupera com menos intercorrências, com muito mais rapidez, voltando a realizar as suas atividades de rotina em um tempo muito menor”, explica o médico. As cirurgias endoscópicas, assim, além de contribuírem para a qualidade de vida do paciente, fazem com que os custos finais da assistência sejam significativamente menores do que nas técnicas tradicionais.

O Serviço de Neurocirurgia do Hospital Federal da Lagoa oferece vagas para pacientes com indicação de cirurgias de coluna, aneurismas, más-formações arteriovenosas cerebrais e neurocirurgia em geral para adultos. As vagas para tratamento no HFL são disponibilizadas através do sistema de regulação estadual. O paciente deve buscar atendimento no posto de saúde ou clínica da família mais perto de sua residência para ser encaminhado, posteriormente, ao Hospital da Lagoa.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

PF deflagra operação contra comércio ilegal de armas de fogo em Porto Seguro

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal e pelo Ministério...

Console mais vendida da história da Nintendo completa 20 anos

O Nintendo DS completou 20 anos de lançamento em 21 de novembro, marcando um...

Verstappen é tetracampeão de F1 e Russell vence GP de Las Vegas

O holandês Max Verstappen (Red Bull) conquistou neste domingo (24) seu quarto título consecutivo...

TikTok busca orientação de Elon Musk sobre a nova administração Trump

O CEO do TikTok, Shou Chew, está em busca de orientação de Elon Musk...

Mais para você