InícioEditorialPolítica NacionalMendonça diz ser ‘um dilema’ julgar os acusados do 8 de Janeiro

Mendonça diz ser ‘um dilema’ julgar os acusados do 8 de Janeiro

Ministro deve publicar nesta segunda-feira, 24, seu voto no processo do STF que tornará réus os acusados nos atos de vandalismo no Distrito Federal

Carlos Moura/SCO/STF

Ministro André Mendonça é um dos dois únicos ministros do STF que ainda não votou no primeiro julgamento do caso

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que para ele “é um dilema” o processo em que os ministros da Corte decidem se tornam réus os denunciados pelos atos do dia 8 de janeiro – o STF já formou maioria para tornar o primeiro grupo de 100 pessoas em rés; Mendonça e Nunes Marques têm até às 23h59 desta segunda-feira, 24, para votar. O magistrado, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, comentou o julgamento que acontece no plenário virtual em palestra no Instituto dos Advogados de São Paulo. “O Supremo tem um histórico de defesa das garantias em relação ao processo… E é um dilema. Quais os contornos vão definir?”, questionou. Segundo ele, é “muito mais simples” julgar aqueles que foram presos em flagrante do que o grupo que seria formado por manifestantes que estavam acampados no QG do Exército, por exemplo. Mendonça disse que não irá ceder a eventuais pressões ao proferir seu voto no caso, e que se atentará ao que prevê a Constituição, sem dar atenção a valores pessoais. “Se eu abro exceção hoje, como é que eu faço no futuro, para outros casos, para outros personagens?”, explicou. Mais de mil manifestantes envolvidos no 8 de janeiro fazem parte dos denunciados que serão julgados pelo STF, em análise que se iniciou no último dia 18, para decidir se os acusados virão réus em ações penais a serem julgadas no Supremo.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Mais para você