InícioEditorialMetrópoles recebe seis indicações ao Prêmio Policiais Federais

Metrópoles recebe seis indicações ao Prêmio Policiais Federais

Pelo sexto ano consecutivo, o Metrópoles é finalista do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo. O portal tem seis trabalhos concorrendo em três categorias. Também disputam o troféu matérias da Folha de S. Paulo, G1, TV Globo e RecordTV.

A reportagem A rota do tráfico humano na fronteira da Amazônia disputa com o especial  Um quarto no Jacarezinho o troféu de melhor trabalho de Webjornalismo. Na categoria fotografia, as três imagens indicadas são do Metrópoles: dois trabalhos publicados na matéria multimídia A rota do tráfico humano na fronteira da Amazônia e um no post Garimpo ilegal de ouro no rio Madeira. Na seção para estudantes, os estagiários do programa Mentor concorrem com a reportagem Amor nos tempos do cárcere.

A matéria A rota do tráfico humano na fronteira da Amazônia, escrita por Mirelle Pinheiro, mostra como acontecem o aliciamento e a travessia de traficantes e vítimas dentro e fora do país. Para tanto, o Metrópoles foi à Bolívia, ao Peru e à Venezuela.

A reportagem acessou o solo estrangeiro pela porta da frente, mas também percorreu rios, vias clandestinas e trilhas abertas em meio à mata, principais acessos do crime organizado na América do Sul. A equipe de fotografia, composta por Igo Estrela e Rafaela Felicciano, acompanhou a repórter e captou imagens emocionantes dos personagens entrevistados.

Gui Prímola e Marcos Garcia criaram um design inovador com diversos recursos multimídia para receber o material editado por Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Daniel Ferreira e Michael Melo. Juliana Afioni revisou o texto e, por fim, Allan Rabelo, Saulo Marques e Daniel Mendes desenvolveram os códigos para colocar o trabalho no ar.

Na matéria Um quarto no Jacarezinho, de Leilane Menezes, com produção de Suelen da Silva Bastos, o portal mostrou como a operação na comunidade do Rio Janeiro afetou a vida de crianças e adolescentes da região.

Para esses meninos e essas meninas, 6 de maio será lembrado como o dia em que a barbárie encontrou a infância. Kaíque, 7 anos, ainda perde o sono quando pensa no barulho dos tiros; e Natasha, 9, lamenta que policiais tenham agredido até o cachorro da família. Gabriel, 12, diz que já se acostumou com o som das armas, enquanto Bruno, 8, enfrenta problemas de ansiedade.

Eles abriram a porta de seus quartos para receber a equipe do portal, dois meses após a manhã em que acordaram com o barulho de helicópteros e fuzis. São relatos sobre sonhos e o que não os deixam dormir.

Gui Prímola e Yanka Romão criaram um design com scroll lateral. A equipe de arte ilustrou e animou em cima das imagens tiradas por Aline Massuca e Bruno Itan. Allan Rabelo, Daniel Mendes, Mateus Moura e Saulo Marques desenvolveram os códigos. Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles e Daniel Ferreira editaram o especial, com revisão final de Juliana El Afioni.

 

A série de fotos Garimpo ilegal de ouro no rio Madeira, de Igo Estrela, mostra a invasão de balsas garimpeiras no rio Madeira em novembro de 2021. O fotógrafo, ao lado do repórter Raphael Veleda, acompanhou a vida dos garimpeiros e o combate das Forças Armadas contra a ação ilegal na região.

A reportagem Amor nos tempos do cárcere mostra como a formação de vínculos afetivos durante e após o encarceramento diminui a reincidência de crimes. Durante três meses,  a equipe de reportagem conversou com egressos que mostram como o apoio de um parceiro é fundamental para o processo de ressocialização.

As histórias contam diferentes perspectivas de relações que se constroem no cárcere e como elas se transformam em motivação para uma nova vida fora do crime. A reportagem foi apurada pelos participantes do programa de estágio do Metrópoles, o Mentor: Allan Ricardo, Daniela Santos, Jaqueline Fernandes, Jéssica Ribeiro, Jonatas Martins, Luiz Maza, Mariah Aquino, Maria Regina Mouta, Natany Sousa e Thalita Vasconcelos.

O trabalho foi editado por Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Maria Eugênia, Daniel Ferreira e Michael Melo. Os vídeos foram captados por Tauã Medeiros e Gabriel Foster. O especial multimídia contou com design de Gui Prímola e ilustrações de Yanka Romão. Allan Rabelo, Daniel Mendes, Mateus Moura e Saulo Marques desenvolveram os códigos. Por fim, Juliana El Afioni revisou todo o material.

Sobre o prêmio

O Prêmio Policiais Federais de Jornalismo está em sua sexta edição e surgiu com o objetivo de inserir o tema segurança pública no cotidiano das redações brasileiras, promovendo a produção de matérias de qualidade que difundam a necessidade de discutir as melhorias necessárias ao sistema de segurança brasileiro.

Ano passado, o Metrópoles levou três troféus do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo. A equipe do portal de notícias venceu o Grande Prêmio e a categoria Rádio com o podcast Revisão Criminal – O crime da 113 Sul. O time de fotografia do site de notícias ainda levou o título de melhor imagem com o trabalho Policial morto em operação no Rio deixa mãe de cama, vítima de um AVC.

O portal venceu, também, a categoria Webjornalismo nos quatro primeiros anos do concurso. Na edição de 2020, a matéria Meninos-soldados: a infância a serviço do tráfico de drogas levou a categoria Webjornalismo e ainda ganhou o Voto On-line – troféu escolhido pela votação dos policiais federais de todo o Brasil.

No ano anterior, a equipe do portal saiu com dois troféus: venceu o Grande Prêmio, com a matéria Quando a polícia adoece, e a categoria Webjornalismo, com a reportagem Carros-fortes, homens indefesos. Em 2018, a matéria Lula encarcerado: a trajetória do petista até a execução da pena ganhou o primeiro lugar. Em novembro do ano anterior, a equipe levou o troféu pela cobertura da Operação Panatenaico.

 

 

 

The post Metrópoles recebe seis indicações ao Prêmio Policiais Federais first appeared on Metrópoles.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Quem é o feminicida que matou assistente social no DF e queimou carro

Edilson de Sousa Nascimento (foto em destaque), 35 anos, foi preso neste sábado (23/11)...

Atores que mal apareceram na tela, mas ganharam o Oscar (ou foram indicados)

Ganhar uma indicação ao Oscar não é tarefa fácil, levar para casa a icônica...

Jacobina anuncia contratação de lateral Bruno Gomes para 2025

Na tarde deste sábado (23), o Jacobina anunciou oficialmente, por meio de suas redes...

Mais para você