O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu, nesta segunda-feira (10/4), prorrogar por 60 dias o inquérito contra o deputado federal André Fernandes (PL). O parlamentar é investigado por incitar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro.
Dois dias antes dos ataques às sedes dos Três Poderes, Fernandes publicou em seu perfil no Twitter um vídeo com o título “ato contra o governo Lula”. Depois das invasões, o deputado postou uma foto da porta da sala onde fica a toga de Moraes.
Em 12 de janeiro, o Ministério Público Federal (MPF) pediu a investigação de Fernandes ao STF.
Na decisão desta segunda-feira, Moraes afirmou que há “necessidade do prosseguimento das investigações e existência de diligências em andamento”.
andre fernandes deputado bolsonarista
Redes sociais/Reprodução
deputado andré fernandes impeachment do lula
andré fernandes
Deputado federal André Fernandes (PL) compartilha conteúdo de extremistas no TwitterReprodução/Twitter
01-07-2021-dep-andre-fernandes-r
André FernandesJunior Pio / ALCE
Embate com DinoNa última semana, Fernandes ganhou popularidade após um embate com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara. Na ocasião, o deputado acusou o ministro de responder a 277 processos na Justiça, segundo o JusBrasil.
Em resposta ao parlamentar, Dino declarou que irá “contar para os alunos como piada” e em seguida explicou que os resultados que aparecem na pesquisa no JusBrasil não são referentes apenas aos processos nos quais o cidadão é réu.