Aumentar o valor agregado dos três produtos brasileiros mais exportados para a China: petróleo, minério de ferro e soja. Esse é um dos objetivos do governo brasileiro anunciado nesta segunda-feira (23) pelo vice-presidente Hamilton Mourão. Ele comentou os assuntos após reunião da Cosban, a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação.
O vice-presidente destacou a importância do comércio entre os dois países e acrescentou que há espaço para essa relação crescer ainda mais.
Mourão falou também sobre o Plano Estratégico firmado entre Brasil e China, que trata de cooperação nas áreas de comércio, agricultura, saúde, comunicação, infraestrutura e sustentabilidade.
Para se ter ideia do crescimento dos negócios entre os dois países, em 2001, o comércio Brasil-China ultrapassou três bilhões de dólares. Em 2019, esse valor foi 30 vezes maior: 98 bilhões de dólares. Hamilton Mourão comentou sobre esses dados.
Lembrando que as relações entre Brasil e China foram estabelecidas em 1974, com abertura de embaixadas nos dois países. Trinta anos mais tarde, em 2004, foi criada a Cosban, que é copresidida pelos vice-presidentes do Brasil e da China. E em 2012, a China tornou-se o principal fornecedor de produtos importados pelo Brasil.
Economia Vice-presidente destacou importância do comércio entre os dois países Brasília Brasil quer agregar valor a exportações à China, diz vice-presidente 23/05/2022 – 15:47 Jacson Segundo/ Renata Batista Leandro Martins – Repórter da Rádio Nacional brasil China Comércio Exterior segunda-feira, 23 Maio, 2022 – 15:47 125:00