InícioEditorialMourão sobre recorde de desmatamento: “Números péssimos e horrorosos”

Mourão sobre recorde de desmatamento: “Números péssimos e horrorosos”

O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) se referiu ao novo recorde de desmatamento do últimos mês de abril como “números péssimos e horrorosos”. Na sexta-feira (6/5), os dados do sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), revelaram que os alertas de desmatamento registrados na Amazônia no mês de abril — entre os dias 1º e 29 de abril — alcançaram um total de 1.013 km², maior da série histórica.

Questionado sobre os números, Mourão retrucou: “[Os números foram] Péssimos, horrorosos. Estamos vendo aí onde estamos errando”, lamentou.


0

O general, que presidente o Conselho Nacional da Amazônia, ainda atribuiu a responsabilidade aos ministérios gestores das agências e órgãos ambientais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“Estamos com ações, como a Operação Guardiões do Bioma, que é uma operação conjunta do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Justiça. Então, tem que ver com eles onde é que está tendo uma falha”, sugeriu Mourão.

  • Meio Ambiente
    MapBiomas: governo ignorou 97% dos alertas de desmatamento desde 2019
  • Mourão na Amazônia
    Política
    Níveis de desmatamento na Amazônia “foram muito ruins”, admite Mourão
  • Concentração em MT e AM

    Segundo o Inpe, pelo quarto mês consecutivo, os alertas de desmatamento seguiram concentrados nos estados do Amazonas (34,2%), Pará (28,3%) e Mato Grosso (23,8%). Segundo o órgão, nos três primeiros meses do ano, a região bateu o recorde de 941,3 km² desmatados.

    Em abril do ano passado, o número era um recorde. Isso porque os quatro primeiros meses do ano são de chuva na Amazônia, o que dificulta a atuação de atividade ilegal.

    Em abril de 2021, o órgão de pesquisa registrou 581km² desmatados, ou seja, aumento de 43% em relação ao mesmo mês em 2020.

    “Os maiores índices de abril foram lá no estado do Amazonas, naquela região do sul do Amazonas, uma região um pouco complicado, ao longo da BR-230, Humaitá, Apuí, então tem que ver o que está havendo e onde é que nós estamos errando”, reforçou o vice-presidente.

    Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

    O post Mourão sobre recorde de desmatamento: “Números péssimos e horrorosos” apareceu primeiro em Metrópoles.

    Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

    Últimas notícias

    “Orçamento de guerra” ameaça as contas públicas, diz economista

    Lula desembarcou no RS com uma comitiva disposta a liberar recursos da União para...

    “Eu a amo de verdade”, disse ex-motorista acusado de prender socialite

    O ex-motorista José Marcos Chaves Ribeiro negou que tenha mantido a socialite Regina Lemos...

    Bancos adotam medidas para ajudar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

    A Febraban divulgou medidas adotadas pelos bancos para ajudar os afetados pelas chuvas no...

    Lula diz que Padilha “briga com Lira”, mas vai unir bancadas pelo RS

    Em visita ao Sul, o presidente comenta sobre o atrito entre o ministro e...

    Mais para você