InícioEditorialMulher morre após vazamento de gás tóxico; 95 pessoas foram internadas

Mulher morre após vazamento de gás tóxico; 95 pessoas foram internadas

Uma mulher de 38 anos morreu e outras 95 pessoas precisaram de atendimento médico após vazamento de gás tóxico em Pontal (a 315 km de São Paulo), no início da noite de terça-feira (4). Seis seguem internadas em hospitais da região. O incidente ocorreu no bairro Campos Elíseos, mas afetou também moradores de outras regiões da cidade. Há suspeita de vazamento de produto químico clandestino, mas já foi descartada a hipótese de que a mulher que morreu estaria manuseando algum produto.

Segundo a Polícia Militar, os moradores da Rua Alexandre Andruciolli foram os primeiros a sentir o cheiro forte e começaram a apresentar sintomas respiratórios e ardência nos olhos. Equipes da PM, Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal foram para o local e isolaram a área. A princípio, os moradores de parte do quarteirão precisaram deixar suas casas. Um carro de som chegou a ser usado para transmitir essa orientação e mais de mil pessoas aguardaram fora de seus imóveis.

A prefeitura da cidade disponibilizou o ginásio de esportes para abrigar as famílias. Cinquenta pessoas passaram a noite no local e puderam voltar para as suas casas na manhã desta quarta-feira (5).

A Santa Casa da cidade atendeu 95 pessoas com sintomas respiratórios. Segundo o vice-prefeito e provedor da Santa Casa, João Henrique Dias Pedro, a paciente Alessandra Alves da Silva já deu entrada sem vida no hospital. Um exame deve indicar a causa da morte.

As seis pessoas que seguem internadas estão em hospitais de três cidades da região. O paciente mais grave está entubado no Hospital São Lucas de Ribeirão Preto. Uma está internada no HC de Ribeirão Preto e outra está na Santa Casa de Sertãozinho. Duas pessoas foram transferidas para a UPA de Sertãozinho e seguem em observação. Uma pessoa permanece na Santa Casa de Pontal, em observação.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Luana Modesto Pedro, informou que foram feitos testes e a água da cidade foi liberada para consumo. Um plantão de técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social da cidade, incluindo assistentes sociais e psicólogos, está no ginásio de esportes para atender a população.

Por causa do vazamento de gás, a prefeitura de Pontal suspendeu o atendimento de todos os serviços públicos, inclusive as aulas da rede pública e privada. O atendimento deve ser retomado nesta quinta-feira (6).

Investigação
Moradores afetados pelo vazamento relataram à polícia ter visto um caminhão de transporte de substâncias gasosas passando pela região atingida. Após a passagem do caminhão, as pessoas começaram a passar mal. A Polícia Civil deve seguir ouvindo testemunhas nos próximos dias. O delegado responsável, Igor Dorsa, disse já ter reunido imagens de câmeras de segurança para tentar identificar o veículo mencionado. Até agora, a causa oficial do episódio ainda não foi esclarecida.

“Trabalhamos com a informação de que um caminhão transportando algum tipo de gás e com vazamento passou pela região.” afirmou Dorsa. Um boletim de ocorrência por homicídio culposo foi registrado e a polícia trabalha também com a investigação de crime ambiental de poluição.

Ao longo desta quarta-feira, 5, peritos da polícia, juntamente com a Cetesb, vistoriaram quatro empresas na região e nenhuma irregularidade foi encontrada ou algo que apontasse vazamento e descarte irregular de produto químico; Residências também foram vistoriadas, mas nada suspeito foi localizado.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ao vivo: Centrais sindicais fazem ato com Lula em SP

Evento celebra o 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalho; evento não deve mencionar...

Davi aceita convite para gravar música de arrocha com Silvanno Salles

Davi Brito fará sua estreia no mundo da música ao lado do cantor Silvanno...

Sobre cigarros, o escritor Paul Auster (e o STF)

O escritor americano Paul Auster morreu ontem, aos 77 anos, de câncer de pulmão....

Mais para você