O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na segunda-feira (14/8) rumo a Assunção, capital do Paraguai, onde participou, nesta terça-feira (15/8), da posse do presidente eleito do país, Santiago Peña. O mandatário brasileiro retorna ao Brasil ainda nesta quarta.
Com a viagem de Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assumiu o comando interino da Presidência até o retorno do mandatário.
Durante a cerimônia, não houve falas do presidente Lula. A TV Brasil transmitiu trechos da solenidade, nos quais Lula aparece ao lado da primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva. Veja:
Eleito em abril, Peña é membro do partido conservador Colorado, legenda que mantém a hegemonia do país latino-americano há sete décadas.
Após a posse, nesta terça, Lula retorna à capital federal, onde terá agendas com o ministro da Agricultura e ministro-chefe da Secretaria de Relações Insitucionais, Alexandre Padilha, no Palácio do Planalto.
Veja fotos de como foi a posse:
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na segunda-feira (14/8) rumo a Assunção, capital do Paraguai, Ricardo Stuckert/PR
Desde o pleito em território paraguaio, Peña esteve em Brasília em dois momentos Ricardo Stuckert/PR
Lula compareceu à posse de Peña Ricardo Stuckert/PR
Eleito em abril, Peña é membro do partido conservador Colorado Ricardo Stuckert/PR
Relação Brasil x Paraguai Desde o pleito em território paraguaio, Peña esteve em Brasília em dois momentos: em maio, por ocasião da Cúpula da presidentes da América do Sul, e em julho, para discutir as negociações do Tratado de Itaipu.
Segundo o governo federal, a participação do presidente Lula na solenidade de posse está alinhada à retomada da política externa brasileira, com a valorização das parcerias com os vizinhos sul-americanos.
Em julho, o Brasil assumiu a presidência do Mercosul – bloco também formado pela Argentina, Paraguai e Uruguai. Além de temáticas ligadas ao bloco, Lula e Peña devem discutir assuntos como combate a crimes transnacionais, investimentos e a parceira dos países na cooperação energética entre os dois países.
O Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai, país que abriga a terceira maior comunidade brasileira no exterior, atrás apenas de Estados Unidos e de Portugal. Estima-se que 245 mil brasileiros vivam atualmente em território paraguaio.
Peña tem como prioridade abrir caminhos para renegociar o acordo entre o seu país e o Brasil, sobre a energia produzida pela Usina Binacional de Itaipu.