InícioEditorialNova Carteira de Identidade Nacional é adotada por 8 milhões de brasileiros

Nova Carteira de Identidade Nacional é adotada por 8 milhões de brasileiros

A nova Carteira de Identidade Nacional (CNI) já foi adotada por 8 milhões de brasileiros. Para obter o novo documento, os cidadãos devem apresentar a certidão de nascimento ou de casamento, disponíveis tanto em formato físico quanto digital. A primeira emissão do documento, bem como suas renovações, são gratuitas e podem ser realizadas tanto em papel quanto digitalmente, através do aplicativo gov.br. No entanto, aqueles que optarem pela versão em plástico do documento terão que arcar cRGom uma taxa estabelecida pelo Estado emissor. O novo RG traz consigo uma série de inovações tecnológicas e de segurança, destacando-se o QR Code, que facilita a verificação do documento em situações de roubo ou extravio. Outra novidade é a inclusão do código MRZ, padrão internacional também usado em passaportes, o que amplia a aceitação do documento em diversos contextos.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Uma das mudanças inclui a unificação do Registro Geral (RG) em todo o território nacional, adotando o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como o único número de identificação do cidadão. Essa medida promete simplificar processos e cadastros em uma variedade de serviços, tornando a burocracia mais ágil e menos complexa. A transição para o novo sistema de identificação será realizada de forma gradual, estendendo-se até 2032. Durante este período, tanto a versão antiga quanto a nova do documento de identidade serão consideradas válidas. Contudo, a partir de 28 de fevereiro de 2032, somente a nova Carteira de Identidade Nacional será reconhecida oficialmente.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Trens de carga China-Europa registram volume recorde em maio

Viagens aumentaram 14% em termos anuais, para 1.724, e volume de mercadorias cresceu 13% ...

Gretchen se pronuncia após morte de Chrystian, seu 1º marido; veja

Chrystian morreu na última quarta-feira (20/6) e, desde então, a expectativa sobre um pronunciamento...

Senado aprova idade máxima para veículos de autoescolas

Motocicletas podem ter até 8 anos, automóveis até 12 anos e transportes de carga...

Polêmica: saiba como funcionam as leis de aborto mundo afora

O debate relativo ao aborto no Brasil ganhou atenção de toda a sociedade civil...

Mais para você