InícioLazer, vida e culturaSaúdeO impacto da rede de apoio na saúde mental materna

O impacto da rede de apoio na saúde mental materna

No Setembro Amarelo, psicólogos alertam sobre a importância do apoio às mães

Neste mês de setembro, o chamado Setembro Amarelo, colocar a importância da saúde mental em foco é o objetivo. E um dos assuntos importantes a serem tratados é a questão da saúde mental materna, já que não são poucas as mães que sofrem com o estresse gerado pelas mudanças que a maternidade traz e que, muitas vezes, o fazem caladas.

De acordo com Karla Cerávolo, psicóloga obstétrica e diretora da Organização De Umbiguinho a Umbigão e coordenadora do curso de pós graduação em psicologia perinatal e obstétrica do Instituto Suassuna, contar com uma rede de apoio é essencial para as mães tanto durante a gestação quanto depois do parto e os primeiros anos de vida do bebê. “Essa rede pode ser composta por familiares, amigos, profissionais de saúde e outras pessoas que possam dar assistência à mãe”, explica.

Segundo a psicóloga, a maternidade pode ser uma experiência com muitos desafios emocionais e contar com ajuda pode ser fundamental para lidar com o estresse, a ansiedade e a sensação de isolamento nesta fase. “A maternidade pode ser uma experiência muito solitária, por isso muitas mães sofrem do ponto de vista psicológico e não sabem a quem pedir auxílio. Inclusive, uma rede de apoio também pode incluir pessoas que já passaram pela experiência da maternidade para compartilhar experiências e orientações”, afirma.

Karla reforça que, além da questão mental, existe o cansaço físico que contribui para o esgotamento emocional de quem exerce a maternidade. “Por essa razão, quando uma mãe conta com uma rede de apoio ela também pode ter auxílio em tarefas práticas, como os cuidados com o bebê, enquanto ganha tempo para descansar um pouco e cuidar de si mesma”, complementa.

O compartilhamento das responsabilidades da maternidade pode ajudar a aliviar a pressão que as mães costumam sofrer, por isso, segundo o especialista, uma rede de apoio tende a auxiliá-las a se sentirem mais confiantes e menos sozinhas. “Existe uma ampliação do senso de empoderamento que ajuda a tornar a experiência da maternidade mais saudável, inclusive do ponto de vista da saúde mental”, conclui.

Karla Cerávolo

Psicóloga Obstétrica e diretora da Organização De Umbiguinho a Umbigão. É Coordenadora do curso de Pós Graduação em Psicologia Perinatal e Obstétrica do Instituto Suassuna.  Autora do livro “O começo da Vida – o papel do psicólogo perinatal no parto”, organizadora do Livro Todo Parto Importa – Assistência Psicológica no Parto, colaboradora na sanção  LEI UMBIGUINHO – que dispõe de Assistência Psicológica no Parto e Puerpério – em Goiânia e também idealizadora do Movimento Nacional Todo Parto Importa.

Sobre o Instituto Suassuna

O Instituto Suassuna realiza congressos, seminários, workshops e extensões voltadas aos profissionais da psicologia. E para isso, conta com um time de especialistas em educação. O instituto utiliza o Google for Education para transformar a maneira como os alunos e professores aprendem, trabalham e inovam juntos. A metodologia utilizada transforma o ensino em aprendizagem permitindo que os alunos evoluam no próprio ritmo, resultando em solucionadores de problemas criativos e também em colaboradores eficientes.

Tudo é pensado e entregue com o objetivo de direcionar os produtos, funcionários, programas e filantropia para um futuro em que os alunos tenham acesso à educação de qualidade que eles merecem e que com isso, possam transformar o mundo. Para mais informações, acesse o  site ou pelas redes sociais: @institutosuassuna

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Edu Guedes revela planos de casar com Ana Hickmann

Vem casório por aí! Edu Guedes revelou, durante entrevista ao TV Fama, que pretende...

Brasil cria 244 mil empregos em março, recorde para o mês desde 2010

O mercado formal brasileiro criou 244.315 postos de trabalho com carteira assinada em março....

Dra. Ana Magnani, especialista em procedimentos estéticos nas celebridades, discorre sobre os benefícios do preenchimento glúteo

A injeção de substâncias nos glúteos é feita utilizando líquidos que auxiliam a esculpir...

Mais para você