InícioEditorialEconomiaOIT: Brasil, Argentina, Chile e Colômbia sofreram desindustrialização

OIT: Brasil, Argentina, Chile e Colômbia sofreram desindustrialização

A produtividade do trabalho na América Latina e Caribe diminuiu nas últimas quatro décadas, em comparação com o resto do mundo, inclusive em relação à média anual de outras regiões emergentes em desenvolvimento.

Esse é um dos destaques apresentados no relatório divulgado nesta quarta-feira (22) pela OIT, a Organização Internacional do Trabalho para América Latina e Caribe. O relatório que examina as brechas de produtividade e desafios para geração de empregos ressaltou a necessidade de compreender os fatores que contribuem para o aumento da produtividade e estimular o diálogo necessário. 

Segundo Cláudio Maggi, executivo e consultor da OIT, países como Argentina, Brasil, Chile e Colômbia passaram por processos de desindustrialização prematura em comparação com outras economias nos últimos anos. Além disso, há pouca diversificação das matrizes produtivas para atividades tecnológicas mais complexas, o que agrava a baixa integração das cadeias de suprimentos.

De acordo com o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, que participou do lançamento, o Brasil vem passando por um processo de flexibilização e desburocratização digital. Segundo o ministro, ainda há uma parte da sociedade que pode participar da inclusão digital.

O relatório também destaca que a adoção de tecnologias digitais trouxe impactos positivos principalmente para os setores de serviços tradicionais (como comércio, serviços financeiros e transporte). Os processos de digitalização abriram oportunidades no setor de serviços, por meio de plataformas de e-commerce, fintechs e atendimentos online.

De acordo com o estudo, a América Latina também tem uma mão-de-obra relativamente qualificada no “setor de conhecimento”, que engloba empresas exportadoras de softwares e serviços.  Apesar disso, a região perdeu participação relativa nas exportações globais, de 12% para 8% entre 2005 e 2019.

Já nos setores da agricultura e na indústria de transformação, houve baixa adoção de novas tecnologias, mesmo em países como Brasil, Argentina e Uruguai.

 

Economia São Luís (MA) 22/06/2022 – 15:53 Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi Gabriel Correa – Repórter da Rádio Nacional OIT trabalho desindustrialização indústria economia América Latina quarta-feira, 22 Junho, 2022 – 15:53 147:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Exclusivo: Gyselle Soares negocia participação em game show da Record

A Record já anunciou o novo programa de sua grade, Acerte ou Caia, que...

Onda de calor atinge seis estados brasileiros com alerta de perigo

Uma onda de calor com alerta de perigo está afetando seis estados do Brasil,...

Corpo com sinais de violência é encontrado em praia de Prado

Um corpo com sinais de violência foi encontrado nas areias do distrito de Cumuruxatiba,...

Temos que aprender a lidar com a extrema-direita, diz Haddad

Em entrevista, ministro da Fazenda faz críticas a Bolsonaro (PL) e diz que ex-presidente...

Mais para você