InícioEditorialOperação Calígula cumpre mandados de prisão, busca e apreensão no Rio

Operação Calígula cumpre mandados de prisão, busca e apreensão no Rio

Agentes da Gaeco, Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado, e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do Ministério Público do Rio de Janeiro estão nas ruas da capital para cumprir 29 mandados de prisão e 119 de busca e apreensão contra uma rede de exploração de jogos de azar. Até o momento, 11 pessoas já foram presas.

Segundo denúncia apresentada pelo Ministério Público, o grupo é liderado por Gustavo de Andrade e pelo pai, Rogério de Andrade. Ainda segundo o MP, um dos integrante do grupo é Ronnie Lessa, acusado da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Em 2018, ano da morte de Marielle e Anderson, os dois denunciados abriram uma casa de apostas no Quebra-Mar, na Barra da Tijuca. Segundo os investigadores, elementos indicavam a previsão de inauguração de outras casas na zona oeste carioca.

A Operação Calígula também tem como alvos agentes de segurança pública do estado. Só na casa de uma delegada, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, e que teve a prisão preventiva decretada na tarde desta terça-feira, foram apreendidos aproximadamente R$ 1,8 milhão. Ela foi denunciada por corrupção e encaminhada para a Corregedoria da Polícia Civil. Outro alvo da operação, também acusado de envolvimento no esquema, o delegado Marcos Cipriano foi preso e encaminhado para a Corregedoria da Polícia Civil.

Segundo o MP, o grupo é suspeito da prática de inúmeros homicídios, além da corrupção e pagamento de propina a agentes públicos integrantes de diversas esferas do estado, principalmente ligados à Segurança Pública. 

Até o momento, foram apreendidos 17 aparelhos de celular, cinco notebooks, um HD e um pen drive, além de quantias em real, dólares, pesos argentinos e uruguaios, cheques, diversos documentos, chips, noteiros, máquinas de cartão e 107 máquinas de caça-níqueis, além de cópias de processos e componentes eletrônicos.

Nós não conseguimos contato com as defesas dos citados. A Polícia Civil não deu retorno.

Já a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou, por nota, que “a Corregedoria Geral da Secretaria solicitará os autos para consubstanciar procedimento apuratório interno sobre o fato”.

Segurança Rio de Janeiro MPRJ faz operação contra bingos e suposto envolvimento de policiais 10/05/2022 – 15:40 Nádia Faggiani/ Renata Batista Solimar Luz – Repórter da Rádio Nacional Operação Calígula terça-feira, 10 Maio, 2022 – 15:40 195:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Compromissos de ministros demoram até 1 ano para entrar na agenda

Legislação determina que órgãos têm até 7 dias corridos para publicarem os eventos do...

Ministério ratifica parecer favorável para recriar comissão de mortos e desaparecidos políticos

Foto: Lula Marques / Agência Brasil Ministro Ricardo Lewandowski 27 de abril de 2024...

Camila Moura levanta boatos após posar ao lado de Marlene Mattos

Instagram/Reprodução 1 de 1 Foto colorida de três mulheres e um homem - Metrópoles...

Wikipedia sugere eliminar página de pré-candidata à Prefeitura de SP

São Paulo — A atual página da Wikipedia sobre a pré-candidata do Partido Novo à...

Mais para você