InícioNotíciasPolíticaOperação Nexum: MPDFT denuncia Jair Renan por lavagem de dinheiro

Operação Nexum: MPDFT denuncia Jair Renan por lavagem de dinheiro

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) denunciou Jair Renan Bolsonaro (foto em destaque) pelos crimes de lavagem de dinheiro, uso de documento falso e falsidade ideológica. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo e confirmada pelo Metrópoles. À Justiça caberá aceitar, integral ou parcialmente, ou rejeitar as acusações apresentadas pelos promotores.

O filho 04 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) era investigado no âmbito da Operação Nexum, deflagrada em agosto pela Delegacia de Repressão à Ordem Tributária do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (DOT/Decor), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

O processo corre em sigilo desde o fim das investigações. Contudo, à época da operação, a coluna Na Mira revelou que o inquérito policial apontava a existência de uma associação criminosa cuja estratégia era obter vantagens econômicas indevidamente.

O principal alvo da operação e mentor do esquema investigado era Maciel Carvalho. Ele foi empresário de Jair Renan e colecionava registros criminais por falsificação de documentos, estelionato, formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, uso de documento falso e disparo de arma de fogo.

A estratégia do grupo envolvia a inserção de nomes de “testas de ferro” ou “laranjas” para ocultar o verdadeiro dono de empresas de fachada ou “fantasmas”, usadas por Maciel e comparsas dele nas atividades ilícitas.

Os policiais civis ainda descobriram, ainda, que os investigados forjavam relações de faturamento e outros documentos de empresas investigadas, com uso de dados de contadores sem consentimento e de declarações falsas para alterar fatos juridicamente relevantes, além de manterem movimentações financeiras suspeitas entre si, inclusive com envio de valores para o exterior.

Procurada pela reportagem, a defesa de Jair Renan afirmou que só se manifestará por meio do processo.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula e Moraes querem destruir a direita no Brasil, diz Bolsonaro

Ex-presidente participa de podcast de jornalista australiano no X para falar sobre o que...

Pix Rivalo: saiba como utilizar o Pix para apostar no site

O Pix Rivalo certamente é um facilitador na vida do apostador que abre a...

Miss Brasil que estava desaparecida consegue falar com amigo e tranquiliza a família

Natálya Anderle, modelo e vencedora do concurso Miss Brasil em 2008, natural de Roca...

STF suspende prazos processuais em ações ligadas ao RS

Decisão, do ministro Roberto Barroso, também vale para ações na Corte que tenham origem...

Mais para você