InícioEditorialOposição e governistas batem boca na Câmara por falta de gravata

Oposição e governistas batem boca na Câmara por falta de gravata

Deputados membros da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara dos Deputados protagonizaram, nesta quarta-feira (1º/6), uma discussão incomum entre oposição e base aliada do governo, que foi motivada pelo uso inadequado do traje indicado no protocolo da Casa para os parlamentares.

O bate-boca ocorreu durante votação de requerimento de autoria do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP) e que resultou na convocação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, para comparecer ao colegiado e prestar esclarecimentos sobre o caso envolvendo Genivaldo de Jesus Santos.

Em obstrução à ida do ministro, governistas acusaram o presidente da CDH, Orlando Silva (PCdoB-SP), de descumprir o regimento interno para acelerar a votação do pedido de convocação do ministro, atropelando a fala de parlamentares alinhados ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e contrários à ida de Torres, na condição de convocado.

Para deslegitimar a questão de ordem do deputado Felipe Francischini (União-PR), o deputado Helder Salomão (PT-ES) afirmou que o governista “sequer poderia falar nessa reunião”, uma vez que não estava trajado adequadamente – o deputado não usava gravata (foto em destaque). 

“O deputado Francischini sequer poderia falar nessa reunião. O Artigo 272 diz o seguinte: ‘Será permitido a qualquer pessoa convenientemente trajado e portando crachá de identificação, ingressar e permanecer no edifício principal da Câmara e seus anexos durante o expediente’. Questão de ordem 303/2017: ‘É obrigatório o uso de traje passeio completo ou uniforme nas dependências do plenário Ulysses Guimarães. Observação: no plenário das sessões e nas salas das comissões, na sala do café e nas tribunas de imprensa é obrigatório o uso de traje completo’. Portanto, a questão de ordem do deputado nem poderia ser feita”, defendeu o petista.

Neste momento, Silva disse que iria invalidar a questão de ordem de Francischini, deferindo o pedido de Salomão. “Defiro a questão de ordem do deputado Helder Salomão (PT-ES)”, disse. Ocorre, porém, que momentos depois o deputado colocou a gravata. “Vejo aqui que o deputado já passou a se trajar nos termos regimentais. Então eu indefiro a questão de ordem do deputado Helder Salomão”, corrigiu-se o presidente da CDH.

Neste momento, a base governista criticou Orlando Silva: “Eu não acredito, é inacreditável”, criticou o deputado  Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). “Muita parcialidade”, completou outra parlamentar presente.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

O post Oposição e governistas batem boca na Câmara por falta de gravata apareceu primeiro em Metrópoles.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula usa posts do X no Bluesky, mas nova rede tem baixo impacto

Perfil tem 93% das publicações reaproveitadas; presidente tem números tímidos de alcance e seguidores ...

Supermercados propõem taxar bets com ‘imposto do pecado’ para ampliar cesta básica na reforma

Foto: Divulgação A estratégia da Abras é negociar o aumento da lista...

Só quatro estados vão fechar as contas no azul em 2024; veja lista

Das 27 unidades da federação, 23 estimam que fecharão as contas no vermelho em...

Ana Paula Valadão é condenada a pagar multa por associar HIV com comunidade LGBTQIA+

A pastora e cantora gospel Ana Paula Valadão, 47 anos, foi condenada e precisará...

Mais para você