InícioEditorialPolítica NacionalPacheco cobra regulação das redes sociais após crise entre Elon Musk e...

Pacheco cobra regulação das redes sociais após crise entre Elon Musk e STF

Presidente do Senado defende regras para o uso dessas plataformas digitais: ‘Não é censura, não é limitação à liberdade de expressão’

Jonas Pereira/Agência Senado

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, conversa com o senador Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu a necessidade de regulação das redes sociais para evitar a disseminação de informações manipuladas, ódio e ataques às instituições. Ele cobrou da Câmara dos Deputados a votação do projeto aprovado pelos senadores em 2020, ressaltando a importância das regras nesse contexto. Os comentários de Pacheco surgem em meio aos ataques de Elon Musk ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). ” Não é censura, não é limitação à liberdade de expressão. São regras para o uso dessas plataformas digitais, para que não haja captura de mentes, de forma indiscriminada, que possa manipular desinformação, disseminar ódio, violência, ataques a instituições”, disse o parlamentar.

O dono do X (antigo Twitter) ameaçou descumprir decisões judiciais do Brasil e reativar perfis bloqueados. Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo, manifestou-se hoje, dizendo que “decisões judiciais podem ser objeto de recursos, mas jamais de descumprimento deliberado” e que “qualquer empresa que opere no Brasil está sujeita à Constituição Federal, às leis e às decisões das autoridades brasileiras”.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Os governistas também pegaram o gancho do embate entre Musk e Moraes para levantar a questão da regulação das redes. “O Brasil não é e não será o quintal da extrema direita. Todos que atentarem contra a democracia serão responsabilizados na forma da lei. As redes sociais não são terra sem lei”, disse Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação. O deputado Orlando Silva, relator do PL das Fake News, anunciou que vai sugerir a Arthur Lira, presidente da Câmara, que coloque em pauta o projeto de lei que trata sobre a regulamentação das redes. “Descumprir ordem judicial, como ameaça Musk, é ferir a soberania do Brasil. Isso não será tolerado! A regulação torna-se imperativa ao Parlamento.”

Publicada por Felipe Cerqueira

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Mais para você