InícioEditorialPolítica NacionalPacheco diz que vai discutir CPI do 8 de janeiro em reunião...

Pacheco diz que vai discutir CPI do 8 de janeiro em reunião com líderes

Presidente do Senado também vai consultar os parlamentares que assinaram o requerimento de autoria de Soraya Thronicke; em ação no STF, senadora fala em ‘omissão’ do colega

Jefferson Rudy/Agência Senado

Posicionamento de Rodrigo Pacheco aconteceu após o ministro Gilmar Mendes pedir informações sobre a instalação da CPI 

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vai discutir a instalação da CPI dos Atos Antidemocráticos com líderes partidárias nesta terça-feira, 28. Em conversa com jornalistas, Pacheco afirmou que vai consultar os senadores que assinaram o pedido para instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a manutenção das assinaturas, uma vez que houve mudança no quadro dos parlamentares. Segundo ele, havendo a retificação, será feita a leitura do requerimento de instalação, de autoria da senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS). “A CPI foi requerida na legislatura passada com as assinaturas suficientes e os fatos determinados, agora precisamos consultar os senadores que assinaram. (…) Havendo fato determinado, número suficiente de assinaturas e orçamento definido, ela erá lida e poderá ser instalada”, afirmou o presidente da Casa. “Havendo as condições para os senadores dessa legislatura, não resta à presidência outra alternativa. Depois passa para outro momento que é indicação dos membros para ter instalação ou não”, completou. O posicionamento de Rodrigo Pacheco aconteceu um dia após o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinar que o senador, no prazo de 10 dias, apresente informações sobre a instalação da CPI dos Atos Antidemocráticos. A decisão acontece em resposta a uma ação da senadora Soraya, que pede a leitura inicial do requerimento, procedimento necessário para a instalação do colegiado no Senado. No mandado de segurança, a parlamentar fala em “omissão do presidente do Senado ao deixar de dar andamento ao requerimento de instalação de CPI”.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Abel Ferreira exalta triunfo do Palmeiras: ‘Foi a vitória do suor, da atitude’

O Palmeiras venceu o Bahia, de virada, por 2 a 1, na noite da...

Mais para você