InícioEditorialPolítica NacionalPadilha diz que Haddad já abriu negociação com setores sobre proposta para...

Padilha diz que Haddad já abriu negociação com setores sobre proposta para desoneração

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.

Ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) 28 de novembro de 2023 | 14:54

O ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) disse nesta terça-feira (28) que Fernando Haddad (Fazenda) já abriu negociação sobre a desoneração da folha de pagamentos para 17 setores.

Ele não deu detalhes sobre quais setores estão em diálogo com o titular da Fazenda, nem em quais termos ou no que constitui a proposta de Haddad.

“Fernando Haddad já abriu negociação com setores econômicos. Certamente, na medida em que as negociações comecem a amadurecer a proposta, [ele] pode convidar membros do Parlamento para fazer esse diálogo de um jeito que a gente tenha uma proposta que seja constitucionalmente aceitável, validada. Não adianta em nada ficar apostando em algo que não tem previsão constitucional”, afirmou a jornalistas, após participar de evento da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), em Brasília.

Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou na íntegra a prorrogação da desoneração, numa vitória do ministro da Fazenda.

A medida foi antecipada pela coluna Painel S.A e levou a reações entre congressistas, que prometem derrubar o veto de Lula. Parlamentares se queixaram ainda do ministro da articulação política, porque esperavam que o veto do presidente fosse parcial.

Em outra frente, empresários dizem temer pelo aumento do desemprego. Economistas elogiam a decisão do presidente em razão do impacto do benefício fiscal para as contas públicas.

Padilha disse ainda que o mote da proposta que Haddad vai construir com setores econômicos combina constitucionalidade e foco na geração de emprego e no desenvolvimento econômico dessas áreas.

O ministro da Fazenda, no dia seguinte ao veto de Lula, prometeu apresentar até o fim do ano uma proposta para substituir a desoneração.

“Na volta da COP, nós vamos apresentar para o presidente Lula um conjunto de medidas que podem ser tomadas no final do ano para também equacionar esse problema”, disse, na ocasião.

O ministro, contudo, disse ser necessário aguardar as discussões de projetos que estão em avaliação no Legislativo.

Lula e Haddad vão participar da COP28, Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas. Lula embarcou na segunda-feira (27) para um giro em países do Oriente Médio para buscar investimentos ao país, antes de participar do encontro climático.

Marianna Holanda / Folhapress

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Rodri diz que Vinicius Júnior é ‘um dos melhores do mundo’, mas destaca que ele precisa aprimorar

Rodri, que recentemente conquistou a Bola de Ouro, fez comentários positivos sobre Vinícius Júnior,...

TST mantém demissão por justa causa de dependente químico que recusou tratamento

Agente de operação de uma empresa ferroviária em São Paulo, um homem que pretendia...

Venezuela inicia investigação contra María Corina Machado por suposta traição à pátria

A Procuradoria da Venezuela iniciou uma nova investigação contra a líder da oposição, María...

Mulher é baleada dentro de carro no RJ após visitar filha internada em hospital

Uma mulher foi baleada dentro de um carro, no momento em que voltava da...

Mais para você