Parece que José Lucas (Irandhir Santos) não encontrará amor nos braços de Érica (Marcela Fetter). A jornalista irá fazer uma revelação bombástica para o peão. Nos últimos capítulos que foram ao ar de ‘Pantanal’, Érica foi a salvação de José Lucas, quando o rapaz se encontra na fazenda de seu pai totalmente sem rumo. Tudo isso por causa do amor que sentia por Juma, agora esposa de seu irmão, Jove. Agora, a jornalista partirá o coração dele em vários pedaços, após anunciar que vai embora do Pantanal.
José Lucas fica em choque ao saber da partida. “Seu pai e o Jove vão para Campo Grande amanhã… Eu vou ver se eles me levam.”, responde Érica. “Diferente de você, eu tenho alguém esperando por mim”, fala a jornalista, revelando o motivo da partida. Ela continua falando que foi ao Pantanal para mergulhar em seu trabalho, mas também admiti que foi ficando pela região por medo de encarar seus próprios problemas.
“Ocê… Tem outro?”, questiona José Lucas, incrédulo. “Ocê mentiu pra mim esse tempo todo?”, continua o peão, ainda em choque. “Eu não menti… Eu omiti. É diferente (…) Eu não tinha a intenção de te envolver nos meus problemas”, responde a jornalista, tentando tranquilizar o peão e continua, “Pra falar a verdade, não estava nos meus planos vir para essa fazenda e, muito menos, conhecer um cara tão maravilhoso quanto você”, ela explica, partindo em pedaços o coração do peão.
Bruaca tenta se jogar de chalana
A situação de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) ficará insustentável nos próximos capítulos de ‘Pantanal’. Após tentar dar um tiro no marido, Tenório (Murilo Benício), a dona de casa vai fugir da fazenda e viajar de chalana, totalmente sem rumo. Fazendo de tudo para não pensar no que fez, ela irá conversar com Eugênio (Almir Sater), que demonstra preocupação com o estado dela. Ele pergunta para onde ela irá. “Nun sei… Pra qualquer lugar longe… Muito longe daqui”, responde Bruaca. Eugênio dirá que todos que embarcam na chalana precisam ter um paradeiro.
Após ficarem sem assunto, Bruaca decidirá se aproximar da borda do barco, pronta para se jogar na água. “Se a senhora pulá, num tenho nem como lhe busca… A correnteza aqui é muito forte… E a chalana é demorosa de se manobra…”, dirá Eugênio, segurando a dona de casa pela mão. Bruaca começará a chorar por tentar se matar ali mesmo, “Chora todas suas lágrima, dona Maria… Mais num faiz uma bestêra dessas que, dessa viagê que a senhora que í, num existî vorta. Deixe que essas água leve embora todas suas tristeza”, diz Eugênio, consolando a mulher.