“Por que não tem paquita preta?” é uma das perguntas mais ouvidas por Xuxa Meneghel durante sua carreira. O “padrão loiro” foi quebrado pela Globo na última segunda-feira (16/8), durante a apresentação de Lua de Cristal no Criança Esperança.
Gloria Groove, encarnando uma Xuxa drag, e MC Rebecca, como paquita preta, dividiram os vocais em um show com a presença de dançarinas pretas, gordas e transgênero vestidas como as assistentes da “rainha dos baixinhos” na TV.
“Primeira drag e primeira negra paquita, e vamos de reparação histórica no Criança Esperança”, publicou Rebecca no Twitter.
Em entrevista ao Fantástico, em 2020, Xuxa disse que não é culpada pela ausência de paquitas pretas: “As paquitas estavam seguindo uma beleza que foi imposta naquele época, mas era uma coisa que eu não queria, mas como não dependia só de mim…”.
Confira um trecho do show de Gloria Groove e MC Rebecca e a repercussão:
.@RebeccaOficial e @gloriagroove no #CriançaEsperança pic.twitter.com/iSWTuoTFK5
— TV Globo (@tvglobo) August 16, 2022
Primeira Drag e Primeira Negra Paquita e vamos de reparação histórica no #CriançaEsperança pic.twitter.com/HpUqy1wk29
— Rebecca (@RebeccaOficial) August 16, 2022
Com vocês: as maravilhosas paquitas que a gente sempre quis ver na TV #gloriagroove #rebecca #paquitas #xuxa #luadecristas #criançaesperança pic.twitter.com/Foc18jlTni
— Rafazildo (@rafazildonline) August 16, 2022
Foi um tapa na cara da #Globo, que só aceitava paquitas loiras no show da Xuxa , que crueldade ,muitas meninas negras sonhavam em serem paquitas tb ,mas não podiam pq causa do padrão que não era aceito pela sociedade racista #CriancaEsperanca pic.twitter.com/LktR3qOr84
— KrystianeSPM (@KrystianeSPM) August 16, 2022
Globo tendo que descontrir o que plantou nos anos 80: apresentadora branca, paquitas sempre brancas, loiras e magras.#CriançaEsperança sempre a #esperança para a mudança!
— Aldair dos Santos (@SouAldair) August 16, 2022
O post Paquitas pretas, gordas e trans roubam a cena no Criança Esperança apareceu primeiro em Metrópoles.