InícioEditorialPolítica NacionalPartido Novo pressiona governo a reconhecer Hamas como grupo terrorista

Partido Novo pressiona governo a reconhecer Hamas como grupo terrorista

Requerimento apresentado por Marcel Van Hattem teve adesão de outros partidos de oposição; Itamaraty vai aguardar a decisão do Conselho de Segurança da ONU

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado Marcel van Hattem defende que o Brasil não fique neutro na guerra entre Israel e Hamas

Em requerimento de indicação apresentado nesta quarta-feira, 11, o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) solicitou ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira que reconheça o Hamas como grupo terrorista. A solicitação conta com a assinatura de mais 42 deputados, do Partido Novo e de outros partidos da oposição. Os parlamentares argumentam que esta medida busca corrigir a falta de ação por parte do governo brasileiro em relação ao conflito. Eles afirmam que a posição neutra do Brasil diante da guerra entre o Hamas e Israel não condiz com a seriedade das ações realizadas pelos extremistas islâmicos. “Isso reforça a necessidade de o Estado brasileiro tomar uma posição oficial e adotar medidas apropriadas”, destacou Van Hattem.

Em entrevista coletiva, o Ministério das Relações Exteriores condenou os ataques e afirmou que a classificação do Hamas como organização criminosa e demais desdobramentos políticos em relação ao confronto estão sendo debatidos com o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou uma nova manifestação, mais enfática, em que pediu cessar-fogo e intervenção humanitária em defesa das crianças palestinas e israelenses. “É preciso que o Hamas liberte as crianças israelenses que foram sequestradas de suas famílias. É preciso que Israel cesse o bombardeio para que as crianças palestinas e suas mães deixem a Faixa de Gaza através da fronteira com o Egito”, disse Lula.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula triplica verba de emendas parlamentares e destina R$ 14 bi em ano de eleições municipais

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil/Arquivo O presidente Lula, o ministro Alexandre Padilha e...

Campeão de bilheteria de 2024, Kung Fu Panda 4 bate cifras milionárias

Reprodução 1 de 1 Foto colorida de Kung Fu Panda 4 - Metrópoles ...

Exclusivo: saiba por que Xamã não assume namoro com Mell Muzzillo

A coluna Fábia Oliveira já revelou que o romance entre Xamã e Mell Muzzillo...

Mais para você