InícioEditorialPaulistanos gastam em média quase duas horas e meia para se deslocar

Paulistanos gastam em média quase duas horas e meia para se deslocar

A pesquisa “Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana”, feita pela Rede Nossa São Paulo, Instituto Cidades Sustentáveis e Ipec, mostrou que o tempo de deslocamento da capital voltou a ser semelhante ao período pré-pandemia, mas também revelou que o transporte coletivo tem se mostrado mais eficiente que os carros. De acordo com o estudo, o tempo médio gasto por quem utiliza o automóvel para se locomover é de 2 horas e 46 minutos. Já quem usa os ônibus, trens e metrôs gasta em média 2 horas e 23 minutos. O levantamento também destaca que o número de usuários de ônibus passou de 33%, em 2022, para 41%. A parcela de paulistanos que usam o transporte coletivo em geral também aumentou, em 2022 eram 41%, e agora são 57%. O coordenador do Instituto Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão, destaca ainda a insatisfação da população com relação à qualidade do transporte público: “A lotação, por exemplo, é o pior problema. Encaminhar questões de lotação é uma coisa importante para a gestão pública”.

“A frequência é o segundo ponto, então aumentar a disponibilidade, com uma frota maior eventualmente, neste processo e logística, vai contribuir para as pessoas irem de transporte coletivo. O terceiro ponto é o preço, há uma reclamação em relação ao preço. Tanto que um terço das pessoas deixam de ir a consultas médicas, escola ou visitar parentes e amigos por causa do preço”, apontou o especialista. O uso de carros caiu de 24% para 19% entre 2022 e 2023. Na cidade, os automóveis são o segundo modal mais utilizado pelos paulistanos. O uso de táxi ou transporte por aplicativos se manteve estável, com 2% de usuários diários, 5% que usam quase todos os dias e 42% ocasionalmente

*Com informações do repórter David de Tarso

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Povo precisa conhecer o Brasil em vez de Louvre ou Disney, diz Lula

Presidente afirma ser preciso que o governo e os políticos incentivem as pessoas a...

Quero que meu pai seja herói popular, não da Marinha, afirma único filho vivo de João Cândido

Foto: Reprodução Adalberto Cândido, o Candinho, 85, único filho vivo de João Cândido...

Em 5 anos, atendimentos psicológicos aumentam mais de 200% no DF

Em cinco anos, o número de atendimentos psicológicos realizados na rede pública de saúde...

Novos apagões atingem comércios do centro de São Paulo

Lojistas da rua 25 de Março, no Centro de São Paulo, enfrentaram, novamente, problemas...

Mais para você