InícioEditorialPolítica NacionalPEC que amplia isenção tributária para templos religiosos avança em comissão da...

PEC que amplia isenção tributária para templos religiosos avança em comissão da Câmara

A comissão especial da Câmara dos Deputados encarregada de avaliar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia a isenção tributária para templos religiosos aprovou nesta terça-feira, 27, o parecer do relator Fernando Máximo (União-RO). O texto original da proposta incluía benefícios para os partidos políticos, mas essa parte foi retirada. A versão aprovada proíbe a cobrança de tributos sobre bens ou serviços necessários à manutenção e atuação das igrejas, além de incluir organizações assistenciais e beneficentes ligadas a confissões religiosas, como creches e asilos. Atualmente, a Constituição já impede a tributação de impostos sobre o patrimônio, renda e serviços ligados às atividades essenciais das entidades religiosas, mas os salários dos líderes religiosos não são isentos.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Segundo Máximo, a não cobrança de impostos vai permitir que as igrejas ampliem seus serviços à comunidade, destacando seu papel na resolução de problemas sociais. “Igrejas estão tirando pessoas do crime, triando pessoas das drogas, do álcool, da depressão e do suicídio”, declarou o parlamentar à Agência Câmara. O deputado ressalta que a imunidade tributária para igrejas existe desde 1946, sendo posteriormente limitada pela Constituição de 1988, e agora a PEC aprovada revoga essa restrição. O autor da proposta, deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), celebrou a aprovação, argumentando que as igrejas são mantidas pelos fiéis, que já pagam impostos sobre sua renda e consumo. A PEC ainda precisa passar por duas votações no plenário da Câmara, onde requer o voto favorável de pelo menos 308 deputados em cada turno para ser aprovada.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Comissão dos EUA diz que Moraes “censura” oposição ao governo Lula

Relatório de deputado pró-Trump diz que ministro do STF tenta “forçar” o X (ex-Twitter)...

Ato de Bolsonaro no Rio no dia 21 terá governadores e parlamentares: veja quem vai

Foto: Divulgação Jair e Michelle Bolsonaro 17 de abril de 2024 | 21:45 ...

Veja momento em que câmeras espiãs são encontradas em casa de deputada

Um vídeo mostra o momento em que as câmeras instaladas no apartamento alugado pela...

Campos Neto diz que mudança na meta afeta política monetária

“Quando tem problemas de credibilidade em algum dos lados, afeta o outro”, afirma em...

Mais para você