InícioEditorialPesquisas na internet por ventilador e ar-condicionado sobem 830% com onda de...

Pesquisas na internet por ventilador e ar-condicionado sobem 830% com onda de calor

A onda de calor que atingiu o Brasil nesta semana elevaram a demanda por itens como ventilador e ar-condicionado. Na internet, pesquisas por estes aparelhos subiram 830% durante o período de clima abafado e altas temperaturas registradas, de acordo com dados do Google. Em entrevista à Jovem Pan News, o engenheiro eletricista, Roberto Pereira D’Araujo, alerta que o uso destes eletrodomésticos acarreta em um gasto adicional na conta de luz: “Se você deixar 24 horas ligado, ele vai te custar mais ou menos R$ 80 por mês. Uma geladeira comum, com mais ou menos 250 Watts, vai te custar uns R$ 300 por mês. O problema é que as nossas tarifas dobraram de valor nos últimos 25 anos”. Para além de ficar na frente do ventilador ou ar-condicionado, especialistas em saúde recomendam maior atenção para dois grupos suscetíveis a riscos: crianças e idosos. O médico Matheus Azevedo ressaltou a necessidade de uma alimentação leve, de evitar atividades físicas entre 10h e 17h e de reforçar a hidratação ao longo do dia: “Começa a transpirar mais e consequentemente tem um risco maior de desidratação. Muito importante o cuidado relacionado à parte de alimentação”.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao menos 13 Estados tem sido atingidos pela onda de calor. São eles: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia e Bahia. Além deles, o Distrito Federal também é afetado.  O grau de severidade do alerta é de “grande perigo”, apresentando risco à saúde da população  com temperaturas que chegaram a ao menos 5ºC acima da média. No entanto, a tendência é que as temperaturas diminuam a partir desta sexta-feira, 17, com a chegada de uma frente fria. A onda de calor será amenizada com as chuvas que devem atingir as regiões mais próximas do Sul do país, com as temperatura voltando para perto das médias históricas. A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para fortes pancadas de chuva entre sexta e domingo, 19, com possibilidade de raios, chuvas de granizo e rajadas de vento intensas.

*Com informações do repórter Marcelo Mattos

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Reutilização de Trilhos: Como aproveitar ao máximo esse material

A Reutilização de Trilhos é uma prática notável que está ganhando impulso em diversas...

Criminosos capotam carro durante fuga da polícia no bairro de Itapuã, em Salvador

Pelo menos cinco homens foram detidos pela polícia, na noite desta quinta-feira (21), no...

Empresário chinês apontado como mandante de incêndios em lojas e galpão em Feira de Santana é preso

Apontado como mandante dos incêndios que destruíram um galpão e duas lojas em Feira...

Indiciamento pela PF não interrompe férias de Bolsonaro na praia

O indiciamento de Jair Bolsonaro pela Polícia Federal no inquérito do golpe, nessa quinta-feira...

Mais para você