InícioEditorialPolítica NacionalPF indicia Zé Trovão e Sérgio Reis por incitar atos antidemocráticos

PF indicia Zé Trovão e Sérgio Reis por incitar atos antidemocráticos

Indiciados foram acusados de incitação ao crime, associação criminosa e tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes

Reprodução/Instagram

Deputado e cantor foram indiciados por atos antidemocráticos

A Polícia Federal concluiu as investigações e indiciou o deputado federal Zé Trovão (PL-SC), o cantor Sérgio Reis e outras onze pessoas por incitarem atos antidemocráticos em setembro de 2021. Os indiciados foram acusados de incitação ao crime, associação criminosa e tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes. O relatório final da PF foi entregue ao Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, que decidirá sobre a denúncia ou arquivamento do caso. A investigação teve início a pedido da ex-subprocuradora-geral Lindôra Maria Araújo, durante a gestão anterior. Na época, Trovão e Reis convocaram manifestações que pediam o fechamento e “invasão” do STF, além de um “ultimato” ao Senado Federal. De acordo com o pedido de investigação feito pela PGR, as provas apontavam para a participação dos investigados na divulgação de mensagens, agressões e ameaças contra a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições. As postagens e vídeos publicados pelos indiciados convocavam a população, por meio das redes sociais, a praticar atos criminosos e violentos durante uma suposta manifestação e greve de ‘caminhoneiros’ às vésperas do feriado de 7 de setembro de 2021. O documento revelando os desdobramentos das investigações que resultaram nos indiciamentos. Agora, cabe ao Procurador-Geral da República decidir os próximos passos do caso, que envolve figuras públicas e suas supostas ações antidemocráticas. Os investigados, incluindo Zé Trovão e Sérgio Reis, foram apontados como responsáveis por incitar atos que ameaçavam a ordem democrática e o funcionamento das instituições. A Polícia Federal, ao concluir as investigações, encontrou indícios de incitação ao crime, associação criminosa e tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes. O relatório final foi entregue ao Procurador-Geral da República, que terá a responsabilidade de decidir se haverá denúncia ou arquivamento do caso. As manifestações convocadas pelos indiciados em setembro de 2021 geraram polêmica e levaram à abertura da investigação, que agora aguarda os desdobramentos legais para definir as consequências das ações dos envolvidos.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

publicado por Tamyres Sbrile

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Filhos de Cid Moreira são investigados por denunciação caluniosa

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Reviravolta no caso da herança de Cid Moreira (1927-2024)....

Mais uma? Marca de cosméticos cancela contrato com Jojo Todynho

Parece que as coisas não andam muito boas para Jojo Todynho. Depois de expor...

Ministério da Agricultura divulga nova lista com 12 marcas de azeite impróprias para consumo

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou recentemente uma nova lista de azeites...

Mega-Sena, 2788: veja as dezenas sorteadas para o prêmio de R$ 51 milhões

As Loterias Caixa sorteram nesta terça-feira, 22, o prêmio de R$ 51 milhões do...

Mais para você

[the_ad id="181056"]