InícioEditorialPitch, gap, incubadora? Entenda a linguagem própria das startups

Pitch, gap, incubadora? Entenda a linguagem própria das startups

As startups estão sempre associadas de alguma maneira a tecnologia e inovação. Até aí, tudo bem. Mas na hora de se aproximar de outras empresas e conversar de igual para igual, não se preocupe se você se perder no assunto, caso alguém pergunte se o seu negócio tem escalabilidade, ou seja, a capacidade de replicar um produto ou serviço sem perder a qualidade, ou exigir um investimento muito alto. 

Leia a matéria principal: Startups maduras: ambiente de inovação conquista profissionais com mais de 60 anos 

Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Brasil tem hoje mais de 20 mil startups. Na Bahia, são 84 negócios mapeados pela entidade. E sua empresa, já encontrou um anjo? Confira abaixo os termos que listamos que vão ajudar a esclarecer quem é quem nesse ecossistema.

1. Startups  
São empresas que nascem com a proposta de um produto ou serviço diferente e inovador, que quase sempre têm a tecnologia na base da sua operação. Apresenta uma estrutura enxuta, o que torna o negócio flexível e grande potencial para crescer com velocidade.

2. Ecossistema    
É o ambiente formado por todas as empresas e órgãos que contribuem para as startups avançarem. Universidades, comunidades, governo e investidores, por exemplo.

3. HealthTechs e Life Sciences   
São startups que desenvolvem tecnologias para o mercado de saúde e impulsionam a inovação no campo da ciência e da biotecnologia. Uma das healthTechs mais conhecidas é a plataforma de atendimento médico remoto, Dr. Consulta.

4. Edtechs   
São negócios que buscam soluções na área de educação, incorporando ferramentas digitais aos métodos de aprendizagem. Plataformas que ofertam aulas online como o Descomplica, são edtechs.  

5. Fintechs    
São startups com produtos voltados para serviços financeiros totalmente digitais. Uma das fintechs mais conhecidas do Brasil é o Nubank.  

6. Pitch  
É uma apresentação de, no máximo, cinco minutos, usada para despertar o interesse de investidores no negócio.   

7. Gaps  
São as tecnologias que podem ser melhoradas no negócio, produto, serviço e processo. 

8. Mentores  
São consultores, empreendedores de startups com mais experiência e investidores que dão conselhos ao negócio e também o conectam com sua rede. 

9. Investidor-anjo  
É quem investe em projetos com potencial para crescer rápido.  Em troca, ele recebe uma participação minoritária na empresa.  

10. Incubadora  
O principal objetivo de uma incubadora é oferecer todo suporte necessário a um startup em suas etapas iniciais. 

11. Aceleradora
Já nesse caso, a aceleradora é uma organização que coloca o negócio contato com grandes organizações e investidores, a fim agilizar seu crescimento.

Leia a matéria principal: Startups maduras: ambiente de inovação conquista profissionais com mais de 60 anos 

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