InícioLazer, vida e culturaSaúdePlantas ricas em proteínas

Plantas ricas em proteínas

As plantas ricas em proteínas podem ser a melhor opção para vários tipos de dietas, como dietas low carb e até mesmo em dietas vegetarianas e veganas. Por isso, separamos várias plantas que podem te ajudar a ter uma dieta rica em proteínas sem precisar depender da ingestão de alimentos de origem animal.

Dessa forma, você garante todos os nutrientes que precisa para ter uma dieta mais saudável e ainda garante toda a proteína necessária para o bom funcionamento do organismo.

Quer saber quais são algumas das plantas ricas em proteínas? Basta conferir até o final do conteúdo que preparamos para você.

Couve-flor

A couve-flor é uma ótima opção de planta rica em proteínas, por ser um vegetal com boa disponibilidade em grande parte do país e preço bastante acessível. A couve-flor contém 2 gramas de proteínas por cada 100 gramas da planta.

Além de ser uma ótima opção para aumentar a ingestão de proteínas na sua dieta, a couve-flor é um vegetal que pode ser utilizado em diversas receitas. Porém, a quantidade de proteínas não é a única vantagem da couve flor.

Isso porque a planta é rica em vitamina C e K, bem como minerais como potássio, manganês, magnésio, fósforo, cálcio e ferro.

Agrião

O agrião é outra opção de planta rica em proteínas para colocar na sua dieta, sendo facilmente encontrado em mercados convencionais e também em feiras orgânicas. Uma porção de 100 gramas de agrião fornece 2,3 gramas de proteína para complementar a sua dieta.

Além disso, uma porção de agrião fornece 100% da necessidade diária de vitamina K, além de fornecer boas doses de vitamina A, vitamina C, cálcio, manganês, cálcio e potássio, bem como vitaminas do complexo B.

E a grande vantagem do agrião é que ele pode ser consumido cru, em saladas, sanduíches e muito mais.

Ora-pro-nóbis

A ora-pro-nóbis não é uma planta tão conhecida, porém, é uma planta que fornece 3 gramas de proteínas a cada 100 gramas ingeridos. Além disso, a planta é rica em fibras e ferro, além de possuir boas quantidades de vitamina A, vitamina B e vitamina C.

É possível consumir a ora-pro-nóbis de várias formas: com as folhas frescas em saladas, sucos e sanduíches e também cozida em sopas e refogados. Além disso, as folhas desidratadas podem ser trituradas e utilizadas em receitas de bolos e pães.

Porém, por ser uma planta pouco convencional, pode ser difícil encontrar a planta in natura para o consumo. Por isso, uma das opções é utilizar suplementos à base de ora-pro-nóbis de forma a aproveitar as proteínas e outros nutrientes da planta. 

Couve

A couve é outro alimento bastante comum em mercados e que é muito rica em proteínas. A cada 100 gramas de couve, você estará ingerindo 2,5 gramas de proteínas, bem como 100% da necessidade diária de vitamina K.

Além disso, a couve é uma excelente fonte de manganês, cálcio e potássio, além de ser um importante antioxidante para prevenir o envelhecimento precoce. E o grande benefício da couve é que não só é uma planta rica em proteínas, como pode ser utilizada de várias formas na sua alimentação, como sucos, saladas e refogados.

Brócolis

O brócolis não é só uma planta rica em proteínas, como também é um vegetal que vem ganhando cada vez mais destaque por causa de sua ação antiinflamatória e antioxidante.

Uma porção de 100 gramas de brócolis oferece 2,8 gramas de proteína, além de vários minerais, como cálcio, potássio, ferro e zinco, além de vitaminas A, B, C e K. Além disso, o brócolis é rico em fibras, que mantém a saciedade e diminuem a compulsão alimentar, atuando na perda de peso.

Espinafre

O espinafre é uma planta muito rica em nutrientes, com 100 gramas da planta fornecendo 2,9 gramas de proteína para a sua dieta. Além disso, o espinafre é rico em vitamina K, onde uma porção fornece toda a quantidade diária necessária da vitamina.

Outros nutrientes presentes no espinafre são: vitaminas A e C, manganês, magnésio, ferro, potássio e cálcio.

Agora você já sabe quais são as plantas ricas em proteínas. Por isso, basta colocar todas elas na sua dieta para aproveitar todos os benefícios de cada uma para a sua saúde.

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Nunes diz avaliar ao menos 10 possíveis nomes a vice

Prefeito de São Paulo (MDB) afirmou que Milton Leite (União), presidente da Câmara, é...

Juninho quer justiça após ser acusado de assédio por Alane no BBB 24

O ex-BBB Juninho ainda não superou a acusação de assédio que recebeu de Alane...

Motorista de app do DF desconfia de corrida e ajuda PRF a evitar golpe

Um motorista de aplicativo ajudou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a desmantelar um esquema...

Mais para você